• Carregando...
Richa, Requião e Gleisi distorcem dados publicados pela Gazeta
| Foto:

richa_gleisi_requiao_2712doze

Uma das mágicas feitas pelos candidatos durante o processo eleitoral é dar uma ligeira modificada na verdade para satisfazer a suas necessidades. Às vezes, nem chega a ser uma mentira: trata-se de contar uma verdade parcial, escondendo aquilo que não interessa. No Brasil, isso ficou conhecido como Máxima de Ricupero, graças à ingenuidade do ex-ministro Rubens Ricupero que se deixou gravar dizendo que “O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”.

Nesta quinta-feira, a Gazeta do Povo publicou um relatório extenso e complexo sobre o governo de Beto Richa. Foi feito com 137 compromissos assumidos por Richa em 2010. Na época, o levantamento das promessas foi feito pela brilhante colega Rosana Félix. A mim, coube agora ver (em mais de um mês de trabalho) o que tinha acontecido em cada área.

O resultado é claro. 47% (houve uma única correção) foram cumpridas. E 24% foram descumpridas. Os outros 29% caem num meio termo: é o caso de uma obra que foi licitada mas não está pronta, de uma meta numérica que andou mas não foi atingida, de uma melhoria que ocorreu apenas em parte. Demos a isso o selo de “Parcialmente cumprido”.

No mesmo dia, os três principais candidatos deram sua versão para a matéria. E, como era de se esperar, nenhum dos três foi fiel à realidade.

Richa enviou um e-mail para a imprensa dizendo que 76% das metas foram cumpridas. Somou para isso as cumpridas e as parcialmente cumpridas. Ora, uma meta parcialmente cumprida não foi totalmente cumprida, por óbvio, e não devia estar na soma.

Requião pôs no Facebook que Richa descumpriu 50% das promessas. Um arredondamento que exige que você considere as metas parcialmente cumpridas como descumpridas, o que representa um exagero para o outro lado, já que naqueles casos pelo menos algo foi feito.

Gleisi foi na mesma balada de Requião, e disse por exemplo que na área de segurança Richa descumpriu 17 dos 25 compromissos. Na verdade, pelo balanço divulgado, descumpriu 12 e cumpriu 5 parcialmente.

Claro que todos, para dar credibilidade a seus números mágicos, dão crédito à Gazeta do Povo. Repetindo: nenhum dos três pode dizer que esses números são da matéria da Gazeta. Estão todos errados. Mas quem disse que eles se importam em respeitar os fatos, não é mesmo?

Dos nove principais temas apresentados em 2010, um deles dispara na lista do que Beto não fez. Das 25 promessas para melhorar a Segurança, o atual governador não cumpriu 17.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]