• Carregando...
Ruas mal cuidadas e trânsito: as principais reclamações dos curitibanos
| Foto:

BuracoFaltando um ano para a eleição de prefeito, os curitibanos foram às audiências públicas para construção do orçamento e disseram o que querem que se faça na cidade. Claro, é uma visão parcial: nem todo mundo se dispõe a ir a esse tipo de evento, só para começar. Em todo caso, pode servir de primeira baliza para começar o debate.

Os dois primeiros temas mais citados nas reclamações e pedidos dos moradores têm a ver com mobilidade: no total, 20,8% reclamaram das vias da cidade, e 12,5% falaram sobre trânsito.

No caso das “vias”, não se trata apenas de buracos que dificultam a locomoção ou do mau estado de conservação – coisas que dificultam a vida de motoristas e de passageiros de ônibus em geral. Muita gente também reclama da falta de asfalto por causa do pó e da sujeira que as ruas de saibro causam.

No caso do trânsito, um em cada oito curitibanos mostrou ser essa a sua principal preocupação. No total, somados os dois itens, chega-se a um terço das demandas apresentadas nas audiências.

O terceiro item mais citado foi saúde. O problema,  no entanto, parece afetar de maneiras diferentes as várias regiões da cidade. Na regional do Boqueirão, por exemplo, apenas 3,5% das reclamações e pedidos tinham a ver com o tema. Na regional Cajuru, o tema explode: são mais de 30% das demandas.

Uma curiosidade: a educação, normalmente vista como tema prioritário, apareceu pouco nas reclamações. Na soma dos bairros, ficou em nono lugar, com apenas 2,6% dos pedidos. Em nenhuma regional esteve acima de 6%.

Há também questões específicas que precisam ser levadas em conta pela prefeitura, seja lá por quem for administrada. Uma delas é a cultura. O único bairro que a apresentou como principal pedido não foi nenhum bairro chique da região central, e sim o Sítio Cercado, que tem tantos outros problemas.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]