• Carregando...
Segundo deputado, Câmara cogita usar comoção do país para “deformar” Dez Medidas
| Foto:

O deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) diz que há um trabalho nos bastidores na Câmara para aprovar um substitutivo às Dez Medidas Contra a Corrupção ainda nesta terça-feira, em Brasília, aproveitando o clima de consternação no país devido à tragédia da Chapecoense.

“Tem gente aqui acreditando que, independente do que o Congresso fizer hoje, não vai estar na manchete principal dos jornais. E, mesmo que esteja, não é pra isso que a população vai dar atenção”, diz o deputado.

Leia editorial: Atenção máxima ao Congresso

Segundo ele, “enquanto o Brasil chora os mortos, a Câmara está assassinando o pacote anticorrupção” enviado pela força-tarefa da Lava Jato. “Estávamos tentando inclusive que suspendessem a votação. Não é dia de votar nada, hoje. Mas não querem adiar. Por quê?”, pergunta ele.

O substitutivo trocaria totalmente o texto original sugerido pelo Ministério Público Federal, mantendo algumas propostas mas modificando substancialmente o conteúdo. Ainda não há como saber qual seria o resultado final disso, embora algumas versões circulem na internet.

Os pontos mais polêmicos que poderiam ser mudados incluem a anistia ao caixa dois. Na semana passada, por pressão popular, os presidentes da Câmara e do Senado, além de Michel Temer, garantiram que não apoiariam nada assim.

Mas sempre se pode dizer que os deputados decidiram votar. E aí caberia a Temer, no máximo, vetar o trecho.

Fora isso, há a discussão sobre o projeto de abuso de autoridade, que prevê restrições à atuação de juízes e promotores (prevendo punição para excessos); e a chamada “emenda Amin”, que estabelece seis meses (renováveis por mais seis) como prazo máximo para investigar crimes de corrupção.

O pacote todo, seja como for, deve ser votado nesta noite de terça.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]