• Carregando...
Sergio Moro. Foto: Divulgação/CBS.
Sergio Moro. Foto: Divulgação/CBS.| Foto:

Um dos programas mais importantes e mais influentes do jornalismo americano dedicou uma reportagem nesta semana à Lava Jato e à crise política que ela desencadeou no Brasil. O Sixty Minutes, da rede CBS, falou com Sergio Moro, Deltan Dallagnol e com a ex-presidente Dilma. E afirmou que a investigação brasileira é muito maior do que Watergate.

“Imagine que a investigação de Watergate tivesse levado não só à queda do presidente Nixon, mas também a acusações contra seu sucessor, além do presidente da Câmara, do líder no Senado, um terço dos ministros e mais de 90 membros do Congresso. Isso dá uma ideia do que está acontecendo no Brasil neste exato instante”, diz o texto de Anderson Cooper, uma lenda do jornalismo dos EUA.

Cooper veio a Curitiba – uma cidade apresentada na reportagem como “distante das elites governantes de São Paulo e Brasília” – gravou no Museu Oscar Niemeyer e falou com os procuradores da força tarefa, apresentados como “jovens idealistas”. A Sergio Moro coube um epíteto mais delicado “crusading judge” – algo como “um juiz que está em uma Cruzada”.

Deltan Dallagnol é quem responde à comparação com Watergate. Diz que a Lava Jato é muito maior e começa a desfilar números de propinas, de presos e de acusações para embasar sua tese. O procurador também conta a origem da operação, desde o início no “lava jato” original até chegar em Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco.

Al Capone

Sergio Moro, na sua entrevista, diz que o “ponto em que não havia mais retorno” foi quando Paulo Roberto Costa fez a sua delação. E compara esse momento ao filme “Intocáveis”, sobre Elliot Ness em sua campanha para prender Al Capone.

No filme, o personagem de Sean Connery avisa a Elliot Ness, interpretado por Kevin Costner, que se ele derrubar uma porta estará entrando “em um mundo de problemas” e que não haverá como voltar atrás. Ele diz que sabe disso e vai em frente.

No trecho em que Dilma aparece, filmado pouco depois do impeachment, ela nega ter recebido qualquer vantagem e cometido qualquer irregularidade. Mas o programa afirma que a queda dela se deveu em grande parte à Lava Jato.

Quem quiser ver a transcrição do programa em inglês pode clicar aqui. E para assistir ao programa, clique aqui.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]