• Carregando...
Sindicatos de ensino superior repudiam pedido de extinção de universidades públicas
| Foto:

Duas das principais entidades que representam professores e trabalhadores do ensino superior no Brasil emitiram notas de repúdio ao editorial do jornal O Globo deste domingo que pediu o fim do ensino superior público no país.

O Proifes, um dos dois sindicatos de professores das universidades e institutos federais, lançou uma nota criticando o texto por não mencionar as medidas recentes para levar o ensino gratuito para parcelas mais pobres da população.

Um dos argumentos do editorial era o de que as vagas nas universidades públicas acabam ficando com os mais ricos e que os que realmente precisam acabam tendo de pagar – situação que mudou radicalmente com os 50% de cotas destinadas a alunos da rede pública.

O Proifes diz que “acredita que a única forma de melhorar a educação brasileira é democratizar o acesso. Educação não é mercadoria, educação é direito”.

A Fasubra, que representa técnicos e trabalhadores, afirma que a federação não admite “que a extinção de direitos ou a reversão de políticas sociais historicamente conquistadas sejam dadas como solução para uma crise cuja causa não é de responsabilidade do povo”.

Leia a nota do Proifes:

O PROIFES-Federação, entidade que representa docentes de universidades e institutos federais de todo o Brasil, repudia o editorial publicado neste domingo (24) pelo jornal O Globo, que aponta de forma irresponsável a privatização das universidades federais como “solução” para a crise fiscal brasileira.

Para justificar o argumento, a nota “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito” afirma que parte dos estudantes da USP, universidade estadual, poderia arcar com as mensalidades, desconsiderando a realidade dos demais estados do país.

Em contrapartida, o veículo não cita as medidas de expansão de acesso dos mais pobres às universidades que foram tomadas nos últimos anos pelos governos anteriores.

Mais grave, o jornal ainda afirma que os sindicatos de servidores das IFES são condescendentes com as injustiças sociais, por não defenderem o fim da universidade gratuita.

O PROIFES-Federação acredita que a única forma de melhorar a educação brasileira é democratizar o acesso. Educação não é mercadoria, educação é direito.

Leia a nota da Fasubra:

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra-Sindical) repudia veementemente declarações do jornal aliado dos golpistas, O Globo, no editorial publicado dia 24 de julho intitulado “Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito”.

Reafirmamos nosso compromisso de luta por uma educação pública, gratuita, estatal e de qualidade socialmente referenciada, entendendo-a como um direito social universal, garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Não admitimos que a extinção de direitos ou a reversão de políticas sociais historicamente conquistadas sejam dadas como solução para uma crise cuja causa não é de responsabilidade do povo.

As saídas para a crise devem ser encontradas, por exemplo, na redução das margens exorbitantes de lucro dos bancos, no combate à sonegação de impostos, endêmica dentre grandes empresas, taxação das grandes fortunas e no não pagamento dos juros da dívida.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]