• Carregando...
Orquestra Sinfônica: nova fase. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo.
Orquestra Sinfônica: nova fase. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:

O ano de 2017 trouxe o momento mais triste da história da Orquestra Sinfônica, quando ela se viu dizimada pela inação do governo – dezenas de músicos tiveram seus contratos encerrados e a programação, assim como a própria orquestra, ficou capenga.

A boa notícia agora é que o período mais grave parece ter passado. A PalcoParaná, que o governo criou para resolver o problema jurídico e pagar os músicos não concursados, terminou a seleção dos novos integrantes. E neste fim de semana a Sinfônica se apresenta pela primeira vez com a nova formação.

Leia mais: Governo nega que salário dos novos músicos seja baixo

Com isso, Beto Richa, embora tenha tratado do assunto com um descaso solene, escapa do fardo histórico de enterrar a orquestra criada no governo de seu pai, José Richa, trinta anos atrás.

Só três vagas não foram preenchidas por enquanto. Dos antigos músicos, só 10% foram recontratados. Eram cerca de 30 em situação irregular, segundo o TC. Metade nem se candidatou ao novo posto, e mais alguns não compareceram às provas. Três voltaram.

O concerto de reestreia é em parceria com o Consulado da Polônia, e terá duas peças de Chopin (o Concerto para piano e a Polonaise n.º 1) e uma obra de Myecsislaw Karlow. Será no domingo, 12, Às 10h30, no Guaíra. Ingressos a R$ 20.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]