• Carregando...
Superlotação: Beto Richa segue sem cumprir promessa feita no primeiro mês de governo
| Foto:

O governador Beto Richa continua sem resolver aquilo que, na segunda semana de seu primeiro mandato, em 2011, disse que seria feito com a maior rapidez possível. Na época, ele prometeu acabar com a superlotação das delegacias retirando 7 mil presos das celas da Polícia Civil.

Hoje, seis anos depois, o governador continua sem conseguir uma solução para o problema. Enquanto vários outros estados já não têm mais presos em delegacias, o Paraná segue com superlotação. Hoje são mais de 9 mil presos e cerca de 4,5 mil vagas. Mesmo hoje, por outro lado, Richa não conseguiu chegar aos 8 mil que prometia para “o quanto antes”.

Leia mais: Delegados responsabilizam Richa por superlotação

A situação em número total de presos melhorou. Eram 15 mil nas delegacias quando Richa assumiu, hoje há menos de dois terços disso. Mas o número de vagas também caiu, o que significa que o aperto continua o mesmo. E continua gerando os mesmos problemas.

Em 2011, quando falou pela primeira vez sobre o assunto já no governo, o próprio Richa admitia que uma das consequências da superlotação era o grande número de fugas. Hoje, não só esse problema persiste: neste mês, um detento morreu numa cela superlotada.

Para construir novas vagas em presídios e retirar os presos, além de dinheiro, o governo diz que será necessário vencer a burocracia. De fato, obstáculos poderosos. Mas que outros estados já venceram nas mesmas condições.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]