• Carregando...
Busto derrubado de Suplicy de Lacerda. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.
Busto derrubado de Suplicy de Lacerda. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.| Foto:

A UFPR decide nesta quinta-feira o que fazer com o busto do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda. Dirigente da UFPR nos anos 60, Suplicy é visto como um símbolo da ditadura militar: foi ministro da Educação no governo Castelo Branco. Lá, assinou os acordos do MEC com o Usaid que eram vistos como um modo de tirar qualquer conteúdo crítico da educação superior do país.

O busto foi derrubado na revolta dos estudantes de 1968, quando a Reitoria da UFPR foi invadida em protesto contra o endurecimento do regime, que terminaria com o AI-5 em dezembro. A estátua, na época, foi recolocada no lugar.

Em 2014, os estudantes repetiram a história e retiraram oi busto de Suplicy do lugar. Dessa vez, a estátua desapareceu. Acabou sendo entregue de volta à universidade mais tarde, mas nunca se decidiu o que fazer com ela.

Por um lado, manter o busto poderia ser visto como uma forma de homenagem a alguém ligado à ditadura: algo que claramente desagrada os estudantes. Por outro, a retirada simples parece ser uma tentativa de apagar a História.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca está tentando aprovar um “caminho do meio”, em que o busto seria reintegrado ao lugar mas como parte de um memorial mais amplo em que haveria informações sobre o regime militar e a repressão – e também sobre as lutas estudantis.

O caso está sendo votado no Conselho Universitário.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]