• Carregando...
Testamos quais candidatos a prefeito de Curitiba mais se parecem. Veja o resultado
| Foto:

Apesar de todas as diferenças, os candidatos de Curitiba podem ser mais parecidos do que você imagina. Em muitos pontos, candidatos ideologicamente opostos como Xênia Melo, do PSol, e Ney Leprevost, do PSD, concordam.

É o que mostra uma análise a partir das respostas dos candidatos em um teste da Gazeta do Povo, em parceria com a UFPR, a PUC e a Uninter. A análise foi feita pelo cientista político Márcio Cunha Carlomagno.

No teste da Gazeta, os candidatos responderam o que pensam sobre nove pontos: Uber, cigarros em parques e praças, redução de velocidade em vias centrais etc. Carlomagno, replicando um trabalho feito por Fábio Vasconcellos, para O Globo, comparou as respostas.

“A tabela apresenta os coeficientes de correlação de Pearson, para o conjunto de 9 respostas.
A coeficiente vai de -1 (discordância total em todas as respostas) a +1 (concordância total em todas respostas). Valores próximos de zero indicam que não há correlação alguma (discordam em algumas, concordam em outras)”, explica.

Na tabela, as cores também ajudam a entender. A cor azul mostra uma grande concordância. A verde, um pouco menos. As cores laranja e amarela mostram que a discordância é maior do que qualquer semelhança.

Pelo teste, Greca e Fruet não apresentam qualquer correlação (é preciso lembrar que Greca não respondeu a todas as perguntas). Mas Xênia Melo teve coeficiente de 0,8 de semelhança com Leprevost. E Requião Filho (PMDB) teve grande semelhança com Maria Victoria (PP).

Para ver todas as respostas de cada candidato e ver quem pensa como você em cada pergunta, clique aqui.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]