• Carregando...
Torta na cara e chuva de ovos: dez vezes em que o eleitor mostrou seu “carinho” pelos políticos
| Foto:

Manifestações mais intensas contra políticos não são novidade. João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, foi o mais recente alvo do “carinho” do eleitor. Na última segunda-feira (7), em Salvador, levou uma impiedosa ovada. Bem na testa.

A tentativa dos seguranças de fazer a formação de escudo com guarda-chuvas não adiantou, o estrago já estava feito. Fizemos uma lista – sim, estilo Buzzfeed – com 10 vezes em que eleitores irritados decidiram demonstrar o que sentiam com um pouco mais de intensidade, digamos assim.

1 – Bolinha de papel

Atingido na cabeça por um objeto – a princípio não identificado – o então presidenciável José Serra foi para o hospital e até passou por uma tomografia. O plot twist da história: teria sido uma bolinha de papel, o que gerou uma épica guerra de versões entre emissoras de TV.

2- Confeiteiros sem fronteiras

Sessão passa ou repassa (direto do túnel do tempo). José Genoino, presidente do PT em 2003, participava de um evento quando sofreu o ataque. Uma manifestante com revolta no coração e uma torta na mão, não teve dúvidas e aplicou a torta na cara de Genoino. Ela faria parte de um grupo chamado “Confeiteiros sem Fronteiras”.

3- Mais torta, senhor?

Meses depois de Genoino, Blairo Maggi foi alvo do mesmo grupo quando era governador do Mato Grosso. Maggi sentiu o gostinho da torta durante a comemoração de 7 de setembro.

Leia mais na Folha de S. Paulo: Alunos sofrerão processo por jogar torta em Maggi.

4- Sobremesa suprapartidária

A tortada fez escola. Em 2004, o então ministro do trabalho de Lula, Ricardo Berzoini participava de uma inauguração no Ceará. Lá foi atingido por pela versão “anticapitalista” da torta.

Ricardo Berzoini. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Ricardo Berzoini. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

5- Bengaladas

Em 2005, José Dirceu foi agredido quando saía do plenário. A arma utilizada por Yves Hublet, escritor curitibano, foi a bengala. Na época Dirceu era deputado federal no auge do escândalo do mensalão. Hublet disse que teve um ataque de nervosismo no momento dos golpes.

6- Ovos à mancheia

No setor ovadas já foram vítimas: Paulo Maluf (2001), José Serra (mais de uma vez) e Marta Suplicy por pouco não entrou na lista de fato, já que o ovo deu um rasante.

Veja mais: No especial “ovadas” de O Globo.

7- Pobre Covas

O falecido Mario Covas, é quase um caso a parte, já que durante sua gestão como governador de São Paulo, em 1995 enfrentou manifestações de funcionários da educação. Nessa ocasião teve briga, empurra empurra e ovos. Em 2000 levou uma “bandeirada” no rosto. E no mesmo ano foi atingido com vários objetos, de limões a pedras. Todas as manifestações envolveram setores de funcionários da educação estadual.

8- Nada de arroz para os noivos

O casamento da deputada estadual Maria Victoria se tornou um ato político. A manifestação que tomou conta da parte externa teve ovos, lixo, xingamentos e ninguém foi poupado. A noiva teve de ser protegida por uma legião de seguranças e guarda-chuvas.

9- Quem quer dinheiro?

Eduardo Cunha levou uma chuva de dólares falsos enquanto dava uma coletiva em 2015. O manifestante teve o cuidado de imprimir notas com o rosto de Cunha. O político não se abalou e disse que iria “impor a ordem” na Casa. Como as coisas mudaram…

10- Nesse caso, vai preso

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca teve um boneco com seu nome pendurado e enforcado do terceiro andar da Faculdade Camões. Os manifestantes picharam a frase: “Só assim se resolve!!!”. Um deles foi preso.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]