• Carregando...
Confiram os selecionados para o festival Olhar de Cinema
| Foto:
Divulgãção
Cena de Las Acacias, selecionado para o festival Olhar de Cinema.

O festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 26 de maio a 4 de junho, divulgou os curtas e longas-metragens da Competitiva Janela Internacional e da Competitiva Olhares Brasil, assim como os jurados de cada categoria.

COMPETITIVA JANELA INTERNACIONAL

(Longas)

Ave (Ave)
De Konstantin Bojanov
Bulgária, 86’, 2011

SINOPSE
Enquanto pede carona de Sofia para Ruse, Kamen conhece Avé, uma garota fugitiva de 17 anos. Em cada carona que pegam juntos, Avé inventa novas identidades para eles, e suas mentiras compulsivas complicam cada vez mais a vida de Kamen. Relutantemente atraido por essa aventura, Kamen começa a se apaixonar por Avé.

Country Music (Musica Campesina)
De Alberto Fuguet
Chile/EUA, 105′, 2011

SINOPSE
Alejandro Tazo, um chileno de trinta e poucos anos, chega de ônibus em Nashville, vindo da costa Oeste dos Estados Unidos. Ele foi assaltado no caminho? Por que ele está ali? Como ele chegou ali? O que ele fará na cidade da música?

Habana muda (Habana muda)
De Eric Brach
França, 61’, 2011

SINOPSE
Esse cuidadoso filme de observação segue Chino, um homem surdo que tenta sustentar sua esposa, também muda, e dois filhos pequenos, em Havana. Chino mantem uma relação aberta com um homem que vive no México e que o ajuda financeiramente. Este triângulo amoroso aos poucos se desenrola cheio de surpresas, algumas vezes inusitadas, e revela motivos complexos que irão perturbar e comover profundamente.

Karen llora en un bus (Karen cries in a bus)
De Gabriel Rojas Vera
Colômbia, 98’, 2011

SINOPSE
Após dez anos de completa dedicação ao seu abastado marido, Karen percebe o quanto que abdicou de sua própria vida. Cansada de tudo isso, ela decide ir embora. Com suas economias ela aluga um quarto no centro de Bogotá e tenta arrumar um emprego, mas sua idade e inexperiência a deixam em desvantagem. Assim, ela precisa decidir se volta a sua vida estável, arriscando perder essa liberdade adquirida ou, se pela primeira vez, enfrenta as crueldades da vida sozinha.

Las acacias (Las acacias)
De Pablo Girogelli
Argetina/Espanha, 85’, 2011

SINOPSE
Estrada entre Assunção, do Paraguai e Buenos Aires. Um caminhoneiro precisa levar consigo uma mulher desconhecida. A mulher não está só. Ela embarca com seu bebê. Restam 1500 Km por percorrer.

Sangue do meu sangue (Blood of my blood)
De João Canijo
Portugal, 140′, 2011

SINOPSE
As dificuldades da vida na periferia de Lisboa e os sacrifícios que duas mulheres estão dispostas a fazer pela sua família. Marcia está determinada a encerrar o ciclo de pobreza de sua família e quando ela descobre que sua filha está namorando um professor mais velho, não medirá esforços para terminar essa relação indesejada.

Snackbar (Snackbar)
De Meral Uslu
Holanda, 83’, 2012

SINOPSE
Ali é dono de uma lanchonete no suburbio de uma grande cidade holandesa, que serve de refúgio para vários jovens descententes imigrantes marroquinos. Esses jovens são violentos e envolvidos com diversos crimes e para eles, Ali é como se fosse um tio, um homem turco mais velho e de confiança; compreensivo, divertido e também rigoroso. Mas e se Ali, com seu vício em jogar gamão, comprometer tudo isso? “Snackbar” é um filme tão duro, divertido, trágico, selvagem e imprevisível como a própria vida.

Sudoeste (Southwest)
De Eduardo Nunes
Brasil, 128’, 2011

SINOPSE
Numa vila isolada do litoral brasileiro onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.

The Education (Die Ausbildung)
De Dirk Lütter
Alemanha, 85’, 2011

SINOPSE
Jan é um jovem bastante reservado, tímido e pouco ambicioso. Ele está em seu último ano de treinamento em uma empresa de médio porte e não há nenhuma garantia de um emprego no final desse processo. Preso em um departamento com desempenho ruim, Jan faz tudo o que pode para agradar seu chefe. Mas manter tamanha disciplina e produtividade fica difícil quando ele se apaixona por Jenny, uma colega de trabalho.

Totem (Totem)
De Jessica Krummacher
Alemanha, 86’, 2011

SINOPSE
Uma jovem chamada Fiona vai para uma cidade na região do Ruhr (Alemanha) para trabalhar na casa da família Baur. Pai, mãe, filha e filho vivem suas próprias vidas, co-existentes sem se comunicarem uns com os outros. Ninguém dessa família percebe que Fiona tomou uma decisão importante, apenas o vizinho começa a se preocupar. “Totem” mostra a rotina de uma família saindo do controle com a chegada de uma estranha.

Volcano (Volcano)
De Rúnar Rúnarsson
Islândia, 95’, 2011

SINOPSE
A história de um homem de 67 anos que está envelhecendo. Quando Hannes se aposenta de seu emprego de zelador um vazio se inicia em sua vida. Ele está afastado de sua família, praticamente não tem amigos e a paixão pela esposa desapareceu. Por causa de acontecimentos drásticos, Hannes percebe que ele tem que ajustar sua vida para ajudar alguém que ama. “Volcano” é uma história de amor sobre como lidar com as escolhas do passado e as dificuldades do presente, a fim de abraçar o futuro.

COMPETITIVA OLHARES BRASIL

(Longas)

As hiper mulheres (The hyperwomen)
De Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Brasil, 80’, 2011

SINOPSE
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Estradeiros (Wanderers)
De Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
Brasil/Argentina, 79′, 2011

SINOPSE
Terra à vista.

Girimunho (Swirl)
De Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr
Brasil/Espanha/Alemanha, 90’, 2011

SINOPSE
Bastú perde o marido Feliciano e busca nos sinais do dia a dia e em suas lembranças sentimentos que irão ajudá-la nessa transformação. Maria carrega em seu tambor as tradições de seu povo. Duas senhoras no sertão mineiro fazendo o redemoinho da vida girar.

HU (HU Enigma)
De Pedro Urano e Joana Traub Csekö
Brasil, 78′, 2011

SINOPSE
Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital do outro, a ruína. E no horizonte, a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro, a saúde e educação públicas. Inteiramente filmado no monumental, e apenas parcialmente ocupado, prédio modernista do Hospital Universitário da UFRJ. Uma metáfora em concreto armado da esfera pública brasileira.

Tudo que deus criou (All of God’s Creations)
De André da Costa Pinto
Brasil, 105′, 2012

SINOPSE
Um órfão, uma senhora cega e toda responsabilidade, em assumir uma família, jogada sobre os ombros de um jovem de 23 anos, que passa por um conflito de identidade. O que será que Deus criou pensando em cada um deles?

COMPETITIVA JANELA INTERNACIONAL

(Curtas)

Beast (Csicska)
De Attila Till
Hungria, 20’, 2011

SINOPSE
Balogh, um pequeno agricultor húngaro, domina sua esposa, seus filhos e seu escravo “contratado”. Isolado do resto do mundo em uma fazenda distante em Great Plains, ele tenta manter uma família ideal que formulou a partir de rígidas tradições.

Cross-country (Cross)
De Maryna Vroda
França, 15’, 2011

SINOPSE
No início, o garoto é obrigado a correr. Depois, corre por conta própria. Por fim, contempla outra corrida.

It is nothing (Ce n’est rien)
De Nicolas Roy
Canada, 14’, 2011

SINOPSE
Michel vive com sua filha, Marie. Hoje, suas vidas monótonas se transformam em um drama.

Juku (Juku)
De Kiro Russo
Bolívia/Argentina, 18′, 2011

SINOPSE
Cerca de dez mil pessoas entram diariamente na Posokoni, a maior mina de estanho da Bolívia, e fazem seus caminhos pela escuridão primitiva.

July 1st, An unhappy birthday (七一生日不快樂)
De Miao Li
Hong Kong, 25′, 2011

SINOPSE
Lau foi com sua namorada, Ranya, na última marcha de 01 de julho, em 2010. Este ano eles vão participar novamente da marcha para celebrar esse encontro, o seu aniversário e protestar contra o governo. O alegre dia muda completamente quando Ranya, por acaso, encontra seu colega de classe da China continental.

Late and deep (Late and deep)
De Devin Horan
Noruega/Estados Unidos, 17’, 2011

SINOPSE
Escuridão no norte. Ao acordar, claridade. Sob a vastidão do céu, uma noite de corpos tomados por febre. “Late and deep” é a segunda parte de uma tetralogia que explora os dizeres do escritor existencialista Sadeq Hedayat: “Na vida, é possível tornar-se um anjo, humano ou animal. Eu não tenho nenhuma dessas possibilidades”.

Memórias externas de uma mulher serrilhada (External Memories of an Aliased Woman)
De Eduardo Kishimoto
Brasil, 15’, 2011

SINOPSE
Fragmentos digitais da intimidade de Josi.

Mezanin (Mezzanine) – Premiere América
De Dalibor Matanic
Croácia, 14′, 2011

SINOPSE
Mezanin se passa em uma cidade alienada, ditada por princípios impiedosos da sociedade coorporativa, na qual uma jovem mulher aceita ser reduzida a simplesmente carne humana, pois essa é a única forma de existir dentro do jogo da sobrevivência. A mãe encoraja a filha a embarcar nesse mundo impiedoso, mesmo sendo consciente que sua própria filha está sendo irreversivelmente prejudicada. As duas jogam silenciosamente para alcançar seus objetivos – resolver os problemas da suas existências – ainda que conscientes que as futuras conseqüências serão maiores que as do presente.

Narcocorrido (Narcocorrido)
De Ryan Prows
Estados Unidos, 23′, 2011

SINOPSE
O Narcocorrido é uma balada folclórica mexicana criada por presos para mitificar contos que ilustram o decadente tráfico de drogas ocidental moderno. Quando uma policial da fronteira, gravemente doente, detém um carregamento do crime organizado em uma última disputa por sua sobrevivência, ela se vê representada em um Narcocorrido. Será que ela reconhecerá seu desespero diante dos traficantes ou reprimirá seus sentimentos para sobreviver?

One night with you (Une nuit avec toi)
De Jeanne Leblanc
Canada, 13′, 2011

SINOPSE
Desde a infância Samuel sempre foi gordo. Contudo, aos seus 23 anos, suas fantasias, como a de todos os homens de sua idade, são garotas magras. Diante da indiferença de seus desejos inacessíveis, ele tenta recorrer a Emily, uma jovem mulher na mesma situação.

Could see a puma (Pude ver un puma)
De Eduardo Williams
Argentina, 18′, 2011

SINOPSE
O acidente leva um grupo de garotos dos altos telhados das suas vizinhanças, passando pela sua destruição, às profundezas da Terra.

Tomorrow, Algiers? (Demain, Alger?)
De Amin Sidi-Boumediène
Argélia, 20’, 2011

SINOPSE
Três rapazes discutem nos fundos de um prédio sobre a viagem que um de seus amigos irá fazer e sobre um estranho evento que pode acontecer no dia seguinte. No andar de cima Fouad está fazendo suas malas, sem saber se terá coragem de despedir de seus amigos.

Wind session tiger woman (Wind session tiger woman)
De Paavo Hanninen
Estados Unidos, 11’, 2011

SINOPSE
“Wind session tiger woman” é a história de um jovem que se muda para uma nova cidade somente para constatar que está completamente sozinho. O único contato que ele faz é com uma vizinha de meia idade que vive no andar de baixo. Eles iniciam uma estranha conexão que pode ser mais profunda do que ele deseja.

COMPETITIVA OLHARES BRASIL

(Curtas)

Assunto de família (Family affair)
De Caru Alvez de Souza
Brasil, 13′, 2011

SINOPSE
Domingo. Dia de clássico no campeonato brasileiro. A família de Rossi se organiza em torno da TV. Eunice, sua mãe, olha através da janela enquanto Borges, seu pai, e Cauã, seu irmão mais velho assistem ao jogo. Rossi tenta achar seu lugar na casa.

Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (Dona Sonia borrowed a gun from her neighbor Alcides)
De Gabriel Martins
Brasil, 18′, 2011

SINOPSE
Dona Sônia quer vingança.

Entre nós, dinheiro (Between us, money)
De Renan Rovida
Brasil, 25’, 2011

SINOPSE
É churrasco de fim de ano na firma, o Bar do Velho Cuba, e o que era para ser uma festa é trabalho para os funcionários. As relações mediadas pelo dinheiro e pela exploração se juntam ao discurso democrático do patrão e à sua própria ilusão no crescimento econômico do país. Trabalhando, é possível enriquecer? Um dia de “festa” na periferia do Capital.

Na sua companhia (By your side)
De Marcelo Caetano
Brasil, 21’, 2011

SINOPSE
A noite e a solidão estão cheias do diabo. Ai chega você. E a agridoce vida.

Oma (Oma)
De Michael Wahrmann
Brasil, 22′, 2011

SINOPSE
Ela fala alemão, eu falo espanhol. Ela não escuta, eu não entendo.

Praça Walt Disney (Walt Disney Square)
De Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
Brasil, 21′, 2011

SINOPSE
Boa Viagem, Recife, Pernambuco, 51111-260, Brasil.

Realejo (Barrel organ)
De Marcus Vinicius Vasconcelos
Brasil, 13’, 2011

SINOPSE
A cada lua cheia, um realejo mágico decide o futuro de todos os habitantes de um misterioso planeta. Um desses seres, cansado desta rotina opressora, fará o impossível para mudar sua realidade.

Vereda (Pathway)
De Diego Florentino
Brasil, 20’, 2012

SINOPSE
O pescador paira sobre a correnteza e sobrevive das sobras do amor gasto. Toma pra si a beleza que o mar revolto lhe deu em troca de sua vida.

JURI
JÚRI

Competitiva Janela Internacional

Andrea Tonacci
Nasceu em Roma, Itália. Em 1953 a família transfere-se para São Paulo, onde reside até hoje. Dirigiu e fotografou curtas e médias metragens até 1970 quando realizou o clássico “Bang Bang”. Foi pioneiro na utilização de equipamento de vídeo portátil no Brasil e, entre 1977 e 1984, realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas. Profissionalmente produz, escreve, dirige e fotografa documentários, ficções e institucionais. É pesquisador de linguagem áudio-visual e atualmente dirige a Extrema.

Eloisa Solaas
Formada em Desenho de Imagem e Som (Univerdade de Buenos Aires), Eloísa Solaas colaborou na realização de filmes, desde o desenvolvimento do roteiro, como assistente de direção. Desde 2001 é parte da equipe de produção artística do festival BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente), e desde 2007 é membro do comitê de seleção e programação do mesmo festival. Também é professora de teorias do cinema em diversas faculdades de cinema de Buenos Aires.

Jose Luis Torres Leiva
Realizador chileno com importantes curta metragens e vídeos independentes, tais como “Ningún lugar en ninguna parte” (2004), “Obreras saliendo de la fábrica” (2005), “Trance” (2009), dentre outros com os quais participou de vários festivais internacionais. “O Céu, a terra e a chuva”, seu primeiro longa metragem de ficção, estreou no festival de Rotterdam de 2008, onde foi agraciado com o prêmio FIPRESCI. Seu segundo longa metragem, “Verano”, estreou na seção “Orizzonti” do Festival de Veneza.

JÚRI

Competitiva Olhares Brasil

Fernando Severo
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR) e pós-graduado em Comunicação e Cultura (UTFPR). Ganhou mais de 60 prêmios como diretor de curtas, médias e longas metragem, roteirista e montador, Realizador de filmes de longa, curta e média-metragem como diretor, roteirista e montador, tornando-se um dos mais importantes cineastas paranaenses. Ele também é professor de cinema na FAP e na PUCPR. Desde 2011 ele é o diretor do Museu da Imagem e Som do Paraná.

Leonardo Cata Preta
Leonardo Cata Preta tem 36 anos, é profissional Independente de Cinema e Vídeo, Animador, Ilustrador, Designer e Artista Plástico. O filme Moradores do 304, foi o marco inicial de sua atuação cinematográfica, tendo recebido vários prêmios. Em 2009 produziu o Vídeo Clip Calango na Cidade, do músico Bilora. O Céu no andar de baixo, seu último trabalho como diretor, foi exibido em diversos festivais e mostras nacionais e internacionais e recebeu mais de 30 prêmios em apenas um ano. Atualmente está produzindo seu primeiro curta em live action (Até que não haja mais lugar) e também atua como diretor de arte no primeiro longa mineiro de animação (Nimuendaju).

Lina Chamie
Graduada e mestre em música e filosofia pela Universidade de Nova Iorque, trabalhou durante dez anos no departamento de cinema da universidade. Seu segundo longa metragem, A via láctea, estreou mundialmente na Semana da Crítica, em Cannes, e foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Além disso, ela foi professora de cinema na UFSCar e na FAP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]