• Carregando...
Novo filme de Woody Allen esfrega a verdade na nossa cara com gentileza
| Foto:
Divulgação
Sally (Naomi Watts) e Alfie (Anthony Hopkins); filha e pai unidos pela incapacidade de enxergar a verdade.

Há filmes que não foram feitos para figurar na lista dos melhores do ano – e nem para ganhar prêmios da crítica. São ruins? Longe disso. São o que podemos chamar de despretensiosos, camerísticos. É o caso da comédia Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, de Woody Allen, ainda em cartaz nos cinemas de Curitiba.

Por fazer questão de rodar um longa-metragem por ano, é mais do que natural que Allen tenha uma produção irregular. Nos últimos anos, entre alguns títulos esquecíveis, ele conseguiu o feito de realizar dois grandes filmes: Ponto Final – Match Point e Vicky Cristina Barcelona. Nada mal para um diretor de 75 anos. Entre os tropeços, o mais feio foi O Sonho de Cassandra.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos não é uma obra-prima, mas está a anos-luz de ser vexaminoso. Achei particularmente interessante a discussão que o diretor estabelece sobre o envelhecimento, a finitude e, acima de tudo, a respeito do autoengano.

No centro da trama está um casal de idosos, Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones). Casados há 40 anos, entram em crise. Ele, sentindo-se próximo da morte, decide malhar, fazer bronzeamento artificial e correr atrás do que ele julga ser o “seu tempo perdido”. Por isso, pede o divórcio e vai atrás de uma mulher mais jovem que possa lhe dar um filho homem e lhe consiga provar que ele não está no fim.

Helena reage mal à separação. Tenta o suicídio, começa a fazer terapia, mas o que parece lhe dar novo ânimo é uma sortista charlatã (Pauline Collins). Sally, filha de Alfie e de Helena,pede à quiromante que apenas preveja coisas boas no futuro da mãe, que passa a acreditar piamente na futuróloga.

Paralelamente, a vida de Sally, vivida por Naomi Watts, não vai bem. Seu marido, o norte-americano Roy (Josh Brolin), é médico e sonha com uma brilhante carreira de escritor. Até conseguiu algum sucesso com seu livro de estreia, mas vem acumulando fracassos. A mulher, por sua vez, começa a trabalhar como secretária do proprietário de uma galeria de arte(Antonio Banderas) e acaba se deixando apaixonar-se pelo patrão, um tipo sedutor que transpira sucesso, ao contrário de Ray, cujo único alento é observar, pela janela,a vizinha, uma bela violonista de origem indiana. Vale dizer aqui que Sally e Ray, ambos à beira dos 40, são ajudados financeiramente pelos sogros.

Leve na aparência,Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos é um filme sobre a inevitabilidade do fracasso, quando se almeja um sucesso ilusório, que esteja além das fronteiras do real. As pessoas não teriam real noção de suas reais possibilidades. Ou seja: não têm espelho em casa. Quem nunca passou por isso?

Alfie pode pagar por uma bela e jovem mulher, mas não a conquista de verdade, e depende de Viagra para cumprir seus deveres de alcova. Helena encontra esperança em mentiras “vendidas” por uma impostora. Sally, por um momento, crê que encontrou o homem dos seus sonhos, mas o vê se encantando por uma artista, amiga dela. Alguém com real talento. E Roy delira com a possibilidade de ser um gênio da literatura, custe o que custar,mas não passa de um medíocre – e em vários aspectos.

Nenhum deles enxerga um palmo adiante do nariz, enfim.

Como se vê,Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos não é, de maneira alguma, um filme otimista. Mas tem o grande mérito de esfregar a realidade na cara do espectador com gentileza. E se você não não perceber, ou não quiser entender a mensagem, pode fazer como Helena: optar pela alienação e ser feliz, ainda que de mentirinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]