• Carregando...
Lojas fechadas no comércio de Curitiba. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.
Lojas fechadas no comércio de Curitiba. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.| Foto:

 

Lojas fechadas no comércio de Curitiba. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.

A greve geral de sexta-feira (29) contou com a paralisação de 40 milhões de trabalhadores, aproximadamente 45% por cento da força trabalhista, de acordo com balanço das centrais sindicais brasileiras.

Além dos setores de transporte, educação e bancário, que tiveram a maior adesão, segundo as centrais, grande parte dos funcionários da indústria e do comércio também não trabalharam, resultando em lojas fechadas e máquinas paradas.

Ainda de acordo com as centrais, a greve geral superou o movimento de 1989, quando 35 milhões de trabalhadores paralisaram os trabalhos.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirmou em nota que “foi a maior greve dos últimos 100 anos” e que agora “o objetivo é rever os votos dos senadores com a Reforma Trabalhista que já passou na Câmara e retirar da pauta dos deputados a Reforma da Previdência nos próximos dias”.

“Atos, paralisações e greves são formas democráticas de os trabalhadores se manifestarem em apoio ou contrariamente àquilo que atende ou fere seus direitos”, declarou João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical.

O governo Michel Temer avaliou que greve geral foi um fracasso. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio (PMDB), chamou o movimento de “baderna generalizada de sindicatos” e disse que “greve que inexiste”. O ministro, que foi citado na Operação Carne Fraca da Polícia Federal, acusou os sindicatos de fazer obstrução para impedir as pessoas de irem ao trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]