• Carregando...
Artistas se unem contra Temer e a favor da Amazônia
| Foto:

Um grupo de artistas se uniu contra o decreto do presidente Michel Temer que autoriza a exploração mineral de parte da Amazônia. Nomes importantes da música, do cinema e da televisão gravaram um vídeo em que criticam a decisão do governo e fazem um alerta para o risco de destruição do meio ambiente de uma área do tamanho do Espírito Santos na região amazônica. Os artistas pedem ainda que a população pressione o Congresso para barrar a iniciativa de Temer.

O movimento 342Amazônia faz referência ao número de votos necessários para aprovação de um projeto na Câmara e explicita a ligação do grupo de artistas com outra campanha de mobilização, a 342Agora, que pedia em julho a aceitação da denúncia por corrupção contra Temer.

O cantor Caetano Veloso manda um recado direto ao presidente: “Com a Amazônia não se brinca”. Além do cantor, celebridades como Fernanda Abreu, Cristiane Torloni, Mariana Ximenes, Ivan Lins, Zezé Motta, Monica Iozzi, Dira Paes, Murilo Rosa, Deborah Evelyn, Lucinha Lins, entre outras se manifestam contra o decreto.

A medida de Temer, que libera a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) para a exploração de companhias privadas, recebeu fortes críticas de grupos ambientalistas, políticos, pesquisadores e celebridades, como Gisele Bündchen.

Diante da reação da opinião pública, Temer anulou o primeiro decreto e editou outro na tentativa de convencer que áreas de preservação não serão atingidas, mas a nova medida não foi aceita. Uma ação no STF contra o decreto será analisada pelo ministro Gilmar Mendes e o juiz federal Rolando Valcir Spanholo suspendeu de forma liminar o ato de Temer – a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.

Veja o vídeo:

*****

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]