• Carregando...
Estudo diz que pessoas de esquerda tendem a ser mais inteligentes
| Foto:

O estudo não é novo, mas continua causando controvérsias, principalmente neste momento de acirramento da disputa política no Brasil.

A pesquisa realizada por acadêmicos da Brock University, em Ontário, e publicada no Journal of Psychological Science, concluiu que as pessoas com opiniões de direita tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda.

O levantamento compilou dados coletados ao longo de 50 anos e cruzou as informações de mais de 15 mil pessoas, comparando seu nível de inteligência detectada na infância com seus pensamentos políticos como adultos.

Outra conclusão do estudo, no mínimo polêmica, é que as crianças de inteligência inferior tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.

Entre os dados analisados estão dois estudos realizados no Reino Unido em 1958 e 1970. Nestes, foi medida a inteligência das crianças com idades compreendidas entre 10 e 11 anos. Em seguida, eles seguiram até descobrir suas posições políticas 33 anos depois.

“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e a ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitam em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso lhe dá um senso de ordem”, dizem os autores do estudo.

Alguns estudiosos que não participaram do estudo questionam o fato de os pesquisadores terem relacionado temas tão diversos como medida de inteligência, ideologia política e valores morais. Outro questionamento diz respeito ao fato de os pesquisadores terem feito comparação mais diretamente entre conservadores e progressistas. Para esses, os veículos de mídia é que generalizaram entre direita e esquerda.

Na mídia, o estudo foi inicialmente publicado no Daily Mail, o tabloide britânico mais popular depois do The Sun. O Daily Mail é direcionado para o que hoje é considerada a classe média. O jornal chegou a ter uma circulação diária de mais de dois milhões de cópias e seu site, o Mail Online, é um dos mais acessados do mundo.

Os jornais classificados como conservadores não deram espaço para o estudo, o que levou muitos analistas e desacreditarem a pesquisa.

Gordon Hodson, um dos autores do estudo, é Ph.D. em psicologia e professor da Brock University. O site Psychology Today o define como um estudioso especializado em compreender os estereótipos, preconceito e discriminação, com um foco especial sobre as diferenças individuais e ideologia.

Não será surpresa se logo surgir um estudo comprovando o contrário.

Publicação do estudo no Daily Mail:

Siga no Twitter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]