• Carregando...
Elenco de Aquarius durante protesto no Festival de Cannes, na França. Foto: Valery Hache/AFP/Arquivo Gazeta do Povo
Elenco de Aquarius durante protesto no Festival de Cannes, na França. Foto: Valery Hache/AFP/Arquivo Gazeta do Povo| Foto:
Elenco de Aquarius durante protesto no Festival de Cannes, na França. Foto: Valery Hache/AFP/Arquivo Gazeta do Povo

Elenco de Aquarius durante protesto no Festival de Cannes, na França. Foto: Valery Hache/AFP/Arquivo Gazeta do Povo

O filme Aquarius, estrelado por Sônia Braga, recebeu censura de 18 anos do Ministério da Justiça. Uma das alegações é que o longa tem “situação sexual complexa”.

Em seu perfil no Facebook, o diretor Klebér Mendonça Filho comentou: “Aquarius censura 18 anos. Incrível”.

A produção do filme também se manifestou surpresa com a decisão. “É incrível ver que Aquarius está se tornando o filme mais controvertido do ano, aparentemente por celebrar a vida de maneira generosa, por ter um ponto de vista social e político forte e ainda trazer como personagem principal essa coisa assustadora para muita gente que é uma mulher forte, que não leva desaforo para casa”, diz o texto.

A produtora Vitrine Filmes entrou com um recurso na Justiça pedindo que a classificação etária do filme fosse revista para 16 anos, mas o pedido foi negado. De acordo com os produtores, o filme não contém cenas de violência e que são apenas três breves momentos de sensualidade.

Para críticos do governo, a censura de 18 anos seria uma represália ao protesto durante o Festival de Cannes, na França, protagonizado pelo elenco contra o que os artistas classificaram como “golpe” em curso no Brasil, se referindo ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. No tapete vermelho, atores e atrizes exibiram cartazes e deram entrevistas denunciando ter ocorrido um golpe de Estado no país.

O filme conta a história da jornalista e escritora Clara (interpretada por Sônia Braga), que mora em um prédio antigo em Boa Viagem, no Recife, e resiste a sair do edifício, mesmo recebendo propostas de uma construtora que pretende demoli-lo para erguer um novo.

Aquarius chega aos cinemas no dia 1º de setembro e será exibido na abertura do Festival de Gramado, na próxima sexta-feira, data em que Sônia Braga será homenageada com o troféu Oscarito.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]