• Carregando...
Foto: Nilufer Demir/Reuters
Foto: Nilufer Demir/Reuters| Foto:

Foto: Nilufer Demir/Reuters

Foto: Nilufer Demir/Reuters

As pessoas com o mínimo senso de fraternidade fazem uma série de perguntas em busca de respostas para entender como chegamos a esse quadro de horror.

Quais são as razões para um mundo em que, enquanto alguns milhões de pessoas são abastadas, outros bilhões não têm onde morar, escolas, assistência médica e passam fome?

A idade moderna certamente ficará marcada na história por seus horrores modernos. As guerras e os conflitos religiosos e étnicos são exemplos dessa barbárie contemporânea.

Foto: Nick Ut

Foto: Nick Ut

Os registros da desgraça do nosso tempo são quase infinitos e provam que não conseguimos inibir o mal que existe dentro dos humanos. Palavras como misericórdia, solidariedade, bondade, clemência e fraternidade não passam de retórica. Venceram os seus atônimos: a crueldade, a ganância, a barbárie, a violência, a avareza e o ódio.

Foto: Kevin Carter

Foto: Kevin Carter

Kevin Carter deixou um bilhete de suicídio: “Estou atormentado pelas lembranças vividas dos assassinatos e dos cadáveres da ira e da dor. Das crianças feridas e que morrem de fome, dos loucos do gatilho leve, com frequência da polícia, dos assassinos e verdugos”.

Ao capitalismo, sistema financeiro global da atualidade, são atribuídos o bem estar e a riqueza gerados em muitos países. A esse sistema, com certeza, também serão creditados o terror e as atrocidades da era moderna.

John Lennon resumiu em alguns versos o que poderia ter sido um mundo que não foi na nossa geração.

Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]