• Carregando...


– É uma brasa, mora?!

O dia 22 de agosto de 1965 é a data “papo firme” para um movimento que marcou a música brasileira na segunda metade do século passado. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa estreavam o programa Jovem Guarda, uma “festa de arromba” na TV Record.

A audiência nas tardes de domingo batia todos os recordes. Roberto (O Rei), Erasmo (O Tremendão) e Wanderléa (A Ternurinha) levavam à loucura a juventude brasileira que estava com a “cuca” em sintonia com o fenômeno internacional do rock (Elvis Presley, Beatles, …).

O “yeah, yeah, yeah” de She Loves You, dos Beatles, foi nacionalizado para o tal do “iê-iê-iê”.

A Jovem Guarda, que teve origem no final dos anos 50, criou uma nova linguagem musical e novos padrões de comportamento do jovem tupiniquim.

Na moda, ser “pra frente” era usar blusão de couro, botinas, jeans, andar de motos ou lambretas. As meninas deixavam de ser moças bem comportadas para ser “brotos” de minissaia e botas brancas. Os meninos badalavam suas calças boca de sino.

As gírias reinventavam o falar. Termos como “quadrado”, “carango”, “bicho”, “coroa” e “papo firme” eram tão populares quanto os “tipo”, “tá ligado” e “cara” dos dias de hoje.

A “patota” crescia. Além de Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa, brilhavam Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Eduardo Araújo, Martinha, Ed Wilson, Waldirene (A Garota do Roberto), Leno & Lílian, Deny e Dino, Bobby Di Carlo. Havia também os “conjuntos” (bandas), como Golden Boys, Renato & Seus Blue Caps, Os Incríveis e Os Vips.

Hoje em dia poucas pessoas ouvem cantores da jovem guarda, apesar que muitos dos que ainda sobem aos palcos ainda conseguem lotar auditórios Brasil afora. Roberto Carlos e Erasmo continuam os mais populares. Outros, como Sérgio Reis, que virou sertanejo, também se mantêm na vitrine. Reginaldo Rossi virou, anos depois, o “rei do brega”.

A partir dos anos 70 o fenômeno foi desaparecendo, abrindo caminho para uma nova fase da MPB.

Outros nomes da Jovem Guarda:
Adriana
Antonio Marcos
Vanusa
Arturzinho
Cláudio Fontana
Demétrius
Ed Carlos
Ed Wilson
The Jordans
Joelma
Katia Cilene
Leno e Lílian
Marcio Greyck
Nalva Aguiar
Os Tremendões
Paulo Sérgio
Ronnie Von
Rosemary
Silvinha
Ted Lee
The Fevers

*****

*****

*****

Hits da época


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]