• Carregando...
Símbolo da luta pelos direitos das mulheres encara o ícone do mercado de capitais. Foto: reprodução Facebook.
Símbolo da luta pelos direitos das mulheres encara o ícone do mercado de capitais. Foto: reprodução Facebook.| Foto:

Símbolo da luta pelos direitos das mulheres encara o ícone do mercado de capitais. Foto: reprodução Facebook.

A escultura da ‘Menina Destemida’ que encara o touro de Wall Street, em Nova Iorque, está ameaçada. O escultor do touro de bronze, Arturo di Modica, recorreu da decisão da prefeitura da ‘Big Apple’, que manteve no local a estatua da criança desafiadora.

A escultura do touro de Wall Street – o Charging Bull – foi instalada em 1989. A obra representa o poder financeiro da bolsa de valores –, como resposta ao crash financeiro que ocorrera dois anos antes.

No dia 7 de março deste ano, a escultura de Arturo di Modica encontrou companhia: uma Menina Destemida desafiou o famoso touro, em protesto pelos direitos da mulheres e um alerta de que é preciso mais mulheres nas empresas.

A ‘menina corajosa’ é obra da artista Kristen Visbal, defensora dos direitos da mulheres. Krinten fez a escultura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Rapidamente, a estátua vem se tornando uma imagem da resistência feminina e da luta das mulheres por igualdade de direitos.

Ação

O autor da escultura do touro exige a retirada da menina do local. Segundo ele, a permanência da menina desafiadora é uma violação dos seus direitos enquanto autor, alterando o significado e o contexto do Charging Bull. Modica diz que o touro simboliza “liberdade, paz mundial, força, poder e amor”, mas, com a chegada da menina, o touro “já não tem uma mensagem positiva, otimista. Pelo contrário: foi transformado numa força negativa e numa ameaça”.

Modica ainda não entrou com ação judicial, tendo-se limitado a recorrer às autoridades que retirem a estátua.

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, insiste que a estátua ficará no local até fevereiro de 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]