• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Um levantamento da Transparência Internacional divulgado este mês mostra que, para a maioria dos entrevistados em todo o mundo, as instituições mais corruptas são a polícia e os políticos eleitos. Logo em seguida vem os funcionários dos governos.

Os pesquisadores pediram para as pessoas nomearem as instituições as quais elas viam como mais corruptas. A polícia e os políticos eleitos receberam 36% das citações. Já os funcionários dos governos tiveram 35% de apontamentos como altamente corruptos.

Mas no ranking estão também executivos de negócios, com 34% de citações dos entrevistados, além de juízes e magistrados, com 30%. Para 18% dos entrevistados, líderes religiosos são os mais corruptos.

Na conclusão do estudo, os pesquisadores observam que “os cidadãos comuns muitas vezes ficam na linha de frente contra a corrupção. Eles enfrentam demandas de subornos para ver um médico, encontrar um lugar escolar para seus filhos ou apresentar uma queixa policial. E são sempre aqueles que são menos capazes de pagar um suborno que mais sofrem”.

Ranking dos mais corruptos:

Polícia                                            36%

Políticos eleitos                         36%

Funcionários do governo       35%

Executivos de empresas         34%

Governos locais                         33%

Chefes de governo                    32%

Juízes e magistrados               30%

Líderes religiosos                      18%

Fonte: Transparência Internacional

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]