• Carregando...
Protesto em Buenos Aires. Foto: reprodução do Facebook.
Protesto em Buenos Aires. Foto: reprodução do Facebook.| Foto:
Protesto em Buenos Aires. Foto: reprodução do Facebook.

Protesto em Buenos Aires. Foto: reprodução do Facebook.

“Através de diferentes instrumentos tentam derrubar governos progressistas e populares, valendo-se de mecanismos antidemocráticos não convencionais que habilitam estratégias de desestabilização, intervenção e quebra da ordem constitucional em suas diferentes expressões, golpes parlamentares, legislativos e jurídicos, asfixia econômica, ingerência de organismos internacionais e bloqueios financeiros e econômicos.”

O parágrafo acima consta em uma carta aberta divulgada por psicólogos de 17 países da América Latina que se encontram reunidos em Buenos Aires, na Argentina, no VI Congresso da União Latinoamericana de Entidades de Psicologia (Ulapsi).

O documento será entregue hoje ao embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vieira Vargas, durante protesto dos profissionais de psicologia em frente da Embaixada do Brasil na capital argentina.

Na carta, os psicólogos apontam “um aumento de conservadorismo e intento de recolonização de nossas vidas, culturas e subjetividades” na América Latina e outras regiões do mundo.

Para as entidades que compõem a Ulapsi, a destruição da democracia no Brasil é consequência de um projeto colonizador amplo, que envolve os vários países latino-americanos, fortemente influenciado por interesses econômicos internacionais.

“É evidente a presença de uma guerra psicológica que gera incertezas, angústia, terror, ansiedade e diferentes emoções negativas que confrontam nossas populações e o aumento da violência em suas diferentes expressões, atentando contra os direitos humanos”, destaca a carta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]