• Carregando...
Cidades inteligentes e energia solar
| Foto:

Olá!

Caro(a) leitor(a),

Gostaríamos de iniciar este post colocando um questionamento interessante para você:

E se pudéssemos descentralizar a geração de energia das grandes usinas, reduzindo as perdas de transmissão e distribuição por longas distâncias, dessa forma reduzindo também o custo da energia, e ainda, podendo gerar ganhos econômicos para os mini e microgeradores?

Isto é Geração Distribuída (GD), que é uma expressão utilizada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima dos pontos consumidores independentes, da tecnologia e da fonte de energia.

Geração distribuída

O sistema de geração por placas fotovoltaicas é o sistema de Geração Distribuída mais conhecido e possuí um ganho em três frentes, (i) gera economia de energia para quem realizou o investimento, (ii) descarrega a rede de distribuição das concessionárias, auxiliando na redução do preço da energia e (iii) auxilia na preservação do meio ambiente pela escolha de fontes renováveis de geração de energia.

Japão já possui uma cidade inteligente e sustentável

Já é realidade, pelo menos, no Japão, uma cidade inteligente e inteiramente sustentável, com energia provida pelos sistemas de geração distribuída. O projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town teve a fase de construção concluída. A Panasonic, responsável pelo complexo, trabalha agora nos últimos detalhes e na venda das residências.

A construção de cidades inteligentes e sustentáveis, como na Província de Kanagawa, situada cerca de 50 km a oeste de Tóquio, faz parte de um projeto realizado pela Panasonic com mais oito empresas parceiras com o intuito de recuperar áreas devastadas por um terremoto e tsunami. A prioridade na “Cidade Inteligente e Sustentável de Fujisawa” é a consciência energética e ecológica.

As casas já possuem painéis solares embutidos, que fornecem energia para a residência e ainda armazenam o excedente em uma bateria para uso posterior. O projeto também oferece um bairro exclusivo para moradores que não possuem carros próprios, com opções para o compartilhamento e alugueis de carros elétricos.

Vantagens na utilização de Painéis Fotovoltaicos no Brasil

Painéis fotovoltaicos

Dentre as possibilidades de geração distribuída de energia, a fonte que vem se tornando cada vez mais popular é geração de energia por Sistemas Fotovoltaicos (FV).

Na balança, já existem mais fatores favoráveis à expansão do setor e a estimativa é que este mercado cresça mais de 300% em 2016, tanto em residências quanto no setor privado, como indústrias e comércios que possuem como foco a redução do custo de energia.

Algumas das vantagens da utilização dos sistemas fotovoltaicos no Brasil:

As centrais necessitam de manutenção mínima;

A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão;

A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente;

Os painéis solares são a cada dia mais potentes e seu custo vem decaindo e o custo da tarifa de energia no Brasil aumentando. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;

Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética e a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Grande abraço!

André Telles, Eduardo Marques, Roberto Marcelino.

Ficou interessado no tema energia solar, converse conosco:

contato@icities.com.br

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]