• Carregando...
Da sala de aula para o cinema: filmes que revisitam a história americana
| Foto:

Nesta quinta-feira, 4 de julho, é feriado nacional nos Estados Unidos, por conta da comemoração da independência norte-americana contra a Inglaterra. Foi nesta data que foi assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos, em 1776.

A data é uma das mais celebradas pelos americanos, com desfiles e festas por todo o país. Você pode nunca ter ido até os Estados Unidos durante este feriado ou até se esquecido das aulas de história que falam a respeito, mas, se assiste a filmes de Hollywood com frequência, sabe como os ianques costumam ser patrióticos e ufanistas. Um exemplo tosco, mas emblemático, é o “filme-propaganda” Independence Day (1996), em que, na famosa data, humanos liderados pelos Estados Unidos lutam contra uma invasão alienígena. O presidente americano, inclusive, chega a subir em uma aeronave para enfrentar os aliens de frente (aham, sei).

Pensando no feriado e na paixão que muitos cineastas nutrem pela história americana, seja a recente ou antiga, o IMDb fez uma lista interessante de filmes que retratam acontecimentos ou personagens importantes dos Estados Unidos. Mas vale lembrar que nem todos têm compromisso estrito com a veracidade dos fatos. São listadas 15 produções, entre elas:

O Patriota (The Patriot, 2000)

Um pacato fazendeiro relembra os dias de herói de guerra quando um oficial inglês ataca sua família. A trama se passa justamente em 1776, durante a Revolução Americana. Mel Gibson e e o falecido Heath Ledger estão à frente do elenco. Foi dirigido por Roland Emmerich, especialista nos chamados “disasters movie” – são dele Independence Day, 2012 e O Dia Depois de Amanhã.

Lincoln (2012)

Último filme de Steven Spielberg a estrear nos cinemas, com uma atuação espantosa (no bom sentido) de Daniel Day-Lewis, que levou o Oscar de Melhor Ator por sua representação do presidente Abraham Lincoln durante a Guerra da Secessão e a abolição da escravatura nos Estados Unidos, em 1865. O ritmo do filme é arrastado, mas o elenco, que inclui também Tommy Lee Jones e Sally Field, dá um show à parte.

Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men,1976)

Filme indispensável para qualquer estudante de Jornalismo, baseado na longa e perigosa investigação dos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, do Washington Post, sobre o chamado caso Watergate, que acabou causando a renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974. Foi indicado a oito Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

JFK – A Pergunta que Não quer Calar (JFK, 1991)

Thriller político de Oliver Stone, que procura destrinchar o que seria uma intrincada conspiração por trás do assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963. O episódio e os acontecimentos seguintes são mostrados pelos olhos de um promotor público (interpretado por Kevin Costner) que, ao longo dos anos, não desiste de tentar trazer a verdade à tona – seja qual for ela.

Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (The Right Stuff, 1983)

O filme, que completa 30 anos em 2013, é uma adaptação de um livro de Tom Wolfe que retrata a primeira tentativa de voo espacial tripulado dos Estados Unidos, o projeto Mercury 7, no final da década de 1950. A história  se desenrola com foco nas desventuras vividas pelos sete astronautas e no relacionamento entre eles, interpretados por figurões como Ed Harris, Dennis Quaid e Scott Glenn.

Veja a lista completa aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]