• Carregando...
Os filmes mais assustadores de todos os tempos, segundo Scorsese
| Foto:

Listas de “melhores filmes” formuladas por diretores ou críticos consagrados sempre dão pano pra manga. Recentemente, falei aqui no blog sobre as já tradicionais listas anuais de Quentin Tarantino — que, aliás, tem um gosto bem peculiar, privilegiando vários blockbusters, filmes de terror e comédias indie. A lista da vez é de outro diretor queridinho da crítica e do público (e com razão, que fique claro), Martin Scorsese.

A pedido do site The Daily Beast, Scorsese relacionou no último dia 31 de outubro (data em que se comemora o Halloween) quais são, segundo sua visão, os 11 filmes mais assustadores de todos os tempos. Indo direto ao ponto, a lista é esta abaixo (clique no título para acessar a ficha do filme no IMDb):

Desafio ao Além (The Haunting, 1963), dirigido por Robert Wise

A Ilha dos Mortos (Isle of the Dead, 1945), dirigido por Mark Robson

O Solar das Almas Perdidas (The Uninvited, 1944), dirigido por Lewis Allen

O Enigma do Mal (The Entity, 1982), dirigido por Sidney J. Furie

Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945), dirigido por Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer

Intermediário do Diabo (The Changeling, 1980), dirigido por Peter Medak

O Iluminado (The Shining, 1980), dirigido por Stanley Kubrick

O Exorcista (The Exorcist, 1973), dirigido por William Friedkin

A Noite do Demônio (Night of the Demon, 1957), dirigido por Jacques Tourneur

Os Inocentes (The Innocents, 1961), dirigido por Jack Clayton

Psicose (1960), de Alfred Hitchcock

Dá pra perceber que Scorsese é mesmo um cara old school. O filme mais recente da lista é O Enigma do Mal, lançado há mais de 30 anos. Além disso, são poucas as obras realmente conhecidas do grande público, figurinhas carimbadas já em outras listas — caso de O Iluminado, O Exorcista e Psicose.

Martin Scorsese: apaixonado por filmes antigos, diretor ajudou a criar fundação para restaurar e preservar obras do cinema.

Martin Scorsese: apaixonado por filmes antigos, diretor ajudou a criar fundação para restaurar e preservar obras do cinema. (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que o diretor é um apaixonado por obras da era do preto e branco, notadamente das décadas de 1940 e 1950. Ele é como um cinéfilo ativista: move mundos e fundos (dinheiro próprio, inclusive) para preservar e colecionar filmes antigos. Em 1990, com o apoio de outros cineastas consagrados, como Woody Allen, Francis Ford Copolla e Clint Eastwood, criou a Film Foundation, instituição que busca arrecadar fundos para restaurar obras clássicas do cinema. Entre os filmes já restaurados pela fundação estão Como Era Verde Meu Vale (How Green Was My Valley, 1951), de John Ford, Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955), de Charles Laughton, e Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943), de Hitchcock.

Um documentário essencial para cinéfilos, inclusive, é A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies (1995), onde o diretor apresenta de forma educativa e divertida suas principais referências, ao mesmo tempo em que discute sobre a história e o desenvolvimento do cinema em si. Nunca vi em DVD para comprar, mas é possível achar no próprio YouTube.

Voltando à lista dos filmes mais assustadores: no artigo original do The Daily Beast (em inglês), há pequenos comentários de Scorsese sobre cada filme, acompanhados de clipes com cenas das obras. “Eu nunca li o livro de Stephen King e não tenho a mínima ideia de quanto o filme é fiel ou não, mas Kubrick fez um magistral filme aterrorizante, onde o que você não vê ou compreende obscurece cada ação dos personagens”, diz o diretor sobre O Iluminado. “Aquele quarto – o frio, a luz púrpura, as transformações demoníacas: realmente assombra você”, comenta Scorsese sobre O Exorcista.

Os Inocentes: adaptação de livro de Henry James lançada em 1961 é um dos filmes mais assustadores da história, segundo Scorsese.

Os Inocentes: adaptação de livro de Henry James lançada em 1961 é um dos filmes mais assustadores da história, segundo Scorsese. (Foto: Divulgação)

Quanto aos outros filmes, confesso que não vi a maioria e pouco sei sobre as obras. Melhor assim. Listas como essa também servem para conhecermos filmes que nunca chegariam às nossas mãos por acaso. Além do mais, confio no bom gosto do querido Scorsese (Marty para os íntimos). Em tempos de remakes e séries duvidosas como Jogos Mortais e Atividade Paranormal, vale olhar pra trás e buscar no passado novas formas de se assustar – e se encantar com o cinema.

Já assistiu aos filmes da lista? Para você, quais seriam os filmes mais assustadores já feitos? Comente aqui no blog!

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre cinema!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]