• Carregando...
Os filmes que quase ninguém viu (mas merecem ser vistos)
| Foto:

Lembrando que toda quarta-feira é dia de dicas sobre livros, sites, documentários, blogs e revistas sobre cinema aqui no blog. Quer aproveitar para divulgar o seu blog ou site preferido? Deixe ali nos comentários que eu incluo no próximo post!

**

Há pelo menos uns três anos, uma das minhas leituras garantidas por mês é a revista Preview, da editora Sampa. Depois da derrocada da saudosa revista SET, a Preview assumiu o posto da principal publicação sobre cinema voltada ao grande público. Leitura leve, divertida, apesar de bastante voltada aos blockbusters.

Ano passado, a editora Sampa lançou um pequeno livro muito interessante para os cinéfilos. Trata-se de 101 Filmes – Tesouros Perdidos, organizado pelo diretor de redação da Preview, Ricardo Matsumoto, e Roberto Pujol, um dos colaboradores da revista. O livro se intitula como “uma seleção dos melhores filmes que você (provavelmente) nunca viu”.

Divulgação.
101 Filmes – Tesouros Perdidos: guia pra revisitar os filmes que acabaram esquecidos do grande público.

A proposta é apresentar de forma breve filmes que, por uma série de motivos, acabaram sendo esquecidos ou permanecem distantes do grande público. Mas que merecem ser revisitados. A seleção é variada, e contempla desde animações, produção das décadas de 1950 e 1960, até filmes recentes, de diretores consagrados.

Cada texto traz um resumo breve do filme, acompanhado de algumas curiosidades e os fatores que contam a favor da produção. As análises seguem a linha da Preview, sem se ater a fator técnicos e numa linguagem descontraída. Para dar alguns exemplos, seguem quatro filmes que, assim como os responsáveis pelo livro, acredito que merecem uma “chance” na DVDoteca de qualquer cinéfilo:

– El Mariachi (1992, dirigido por Robert Rodriguez): foi o primeiro filme de Rodriguez, feito com apenas US$ 7 mil. Devido ao baixo orçamento, é uma produção tosca, mas engenhosa, tanto no roteiro quanto na edição. A continuação substituiu o protagonista por Antonio Banderas. Aí, a história foi outra…

Divulgação.
El Mariachi: tosco, mas divertido.

– Chumbo Grosso (2007, dirigido por Edgar Wright): uma paródia inspirada aos filmes de ação, que tira sarro de produções como Bad Boys, Duro de Matar e Caçadores de Emoções. O humor, porém, é refinado e foge das gags visuais e escatológicas das produções do gênero. Talvez por isso seja um filme meio monótono, mas que cresce no decorrer das suas longas duas horas de duração.

– Quero ser John Malkovich (1999, dirigido por Spike Jonze): tão bizarro e original que virou cult da noite pro dia. Foi indicado a três Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Talvez seja um dos filmes mais conhecidos selecionados para o livro.

– Um Assaltante Bem Trapalhão (1969, dirigido por Woody Allen): simplesmente o primeiro filme dirigido por Woody Allen, em que ele também atua. É um falso documentário que narra a trajetória de um criminoso, desde a sua infância até o seu relativo sucesso no submundo. Engraçado, inteligente e divertido como só Woody sabe ser.

101 Filmes – Tesouros Perdidos ainda pode ser encontrado nas bancas de revistas. O preço é camarada: R$ 19,90. Serve como guia e também para relembrar aqueles filmes que assistimos muitos anos atrás e que acabamos deixando num buraco fundo na memória. Ah, caso seja difícil de encontrar nas bancas, dá pra encomendar direto pelo site da Preview.

Ficha técnica

101 Filmes – Tesouros Perdidos
Autores: Ricardo Matsumoto e Roberto Pujol
Editora: Sampa
N. de páginas: 132
Formato: 14 x 21cm
Lançamento: 2012 ( primeira edição)

Reprodução.
Livro traz análises descompromissadas e curiosidades sobre filmes.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]