• Carregando...
Top 5: filmes que economizam no cenário
| Foto:

Os ditos filmes épicos, de Lawrence da Arábia (1962) a Coração Valente (1995), enchem os olhos pelas gigantescas batalhas coreografadas em cenários imensos e variados. Por meio destas produções, o espectador é levado para os mais diferentes cantos do planeta (e da galáxia), em ambientes que são um espetáculo à parte.

Há, porém, filmes que são reconhecidos justamente por caminharem no sentido contrário. Ao invés de locações em montanhas e desertos exóticos, enfurnam os protagonistas em somente uma única e singela sala. Ou em um elevador. Ou, em casos extremos, em um caixão.

A escolha de utilizar um único cenário está longe de ser adotada devido a restrições orçamentárias. E nos mostra que um grande filme (não no sentido físico da palavra), independe de efeitos especiais e viagens ao longo do globo, à lá James Bond. Para comprovar, aí vai o Top 5 desta sexta-feira.

TOP 5: CINCO FILMES QUE SE PASSAM EM UM SÓ AMBIENTE

Ah, desta vez tive a ajuda do meu “conselheiro para assuntos de cinema” Ronan Turnes, morador de Itapema/SC e um intrépido colecionador de filmes (e, coincidentemente, meu primo). Foi ele quem se lembrou e escreveu a respeito do filme “God On Trial”.

Doze Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957)

Divulgação.
12 Homens e uma Sentença: com uma boa conversa, se vai longe.

Filme dirigido por Sidney Lumet que, como poucos, merece a alcunha de clássico. A história, baseada em uma peça de teatro, se passa em uma sala onde os 12 homens do título se reúnem para chegar ao veredicto de um julgamento por assassinato. São homens comuns, cada um com seus próprios dramas e visões, que vêm à tona ao longo da película. Henry Fonda é o “jurado nº 8”, o único que acredita em uma possível inocência do réu e tentará convencer todos os demais. Prova de que, somente com grandes atuações e um roteiro afiado, já se faz um filme histórico.

Festim Diabólico (Rope, 1948)

Festim Diabólico: isso que eu chamo de

Filme pouco conhecido de Hitchcock, mas que merece ser visto e apreciado ao lado de seus clássicos, como Psicose (1960) e Janela Indiscreta (1954). Também baseado em uma peça de teatro, Festim Diabólico se passa integralmente no interior de um pequeno apartamento, onde um casal de “amigos” convida um professor e os pais de outro rapaz para jantar. Nada de mais, não fosse o fato de que, momentos antes, os dois mataram o outro jovem e colocaram seu corpo embaixo da mesa de jantar, escondido em um baú. Hitchcock dirigiu como se filmasse uma peça de teatro, em tempo real, sem interrupções – há apenas cortes “escondidos”, que passam quase despercebidos por quem assiste.

Enterrado Vivo (Buried, 2010)

Divulgação.
Enterrado Vivo: pelo menos ele tinha um celular pra acessar o Facebook.

Se eu tivesse que citar qual foi uma das melhores surpresas do cinema nos últimos anos, falaria deste suspense do espanhol Rodrigo Cortés, que recentemente dirigiu Poder Paranormal (2012). O título já diz muito sobre o filme: Ryan Reinolds é um motorista de caminhão que trabalha no Iraque e acorda dentro de um caixão, embaixo da terra. Com um celular e uma pequena lanterna, ele tem que descobrir como foi parar ali e o que deverá fazer para sair. Falar mais estragaria a experiência intensa e reveladora que a história pode trazer. Claustrofóbicos devem evitar, já que o filme se passa MESMO somente dentro do caixão de madeira.

Por um Fio (Phone Booth, 2002)

Divulgação.
Por Um Fio: é por isso que nossas mães dizem para nunca falarmos com estranhos.

O diretor Joel Schumacher, coitado, vai ser sempre lembrado como o cara que esculhambou o Homem Morcego nos filmes Batman Eternamente (1995) e Batman e Robin (1997). Mas o fato é que ele esteve à frente de alguns filmes interessantes, como este thriller que se desenvolve quase que totalmente no interior de uma cabine telefônica. Colin Farrell é o protagonista, sujeito metido a malandro que tem sua vida virada do avesso quando atende uma ligação na rua e vira alvo de um atirador de elite. Caso deixe a cabine, será alvejado. Se explicar a situação pra polícia, também. O filme é curtinho (80 minutos) e é difícil não ficar tenso ao se colocar no papel do azarado Farrell.

God On Trial, 2008 (sem lançamento no Brasil)

Divulgação.
God On Trial: Deus no banco dos réus.

Filme feito para a televisão britânica que conta a história de prisioneiros em uma cabana de Auschwitz, cenário onde se passa toda a história. Em meio ao desalento da situação, o grupo procura apontar a culpa pelo seu sofrimento. Resolvem, então, fazer um julgamento interno onde o réu é ninguém menos que o próprio Deus. O julgamento divide-se entre testemunhos contra e a favor daqueles que participaram da maior tragédia real na história da humanidade. Questões teológicas à parte, o filme conta com algumas atuações inspiradas, como as de Stellan Skarsgård (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) no papel do juiz e Dominic Cooper (Capitão América).

**

Lembra de outros filmes que se passam em um só cenário? Gostou dos filmes citados? Deixe seu comentário aqui no blog!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]