• Carregando...
Van Damme: 53 anos de socos e pontapés em cinco imagens
| Foto:

Hoje é um dia especial para os fãs do “astro de ação” Jean-Claude Van Damme, que completa 53 anos. Coloco entre aspas porque, apesar de ser conhecido justamente por protagonizar filmes de ação e de artes marciais, Van Damme tentou, tentou, mas nunca alçou o verdadeiro panteão das celebridades de Hollywood. Digamos que ele está um degrau abaixo de figuras típicas como Bruce Willis, Sylvester StalloneArnold Schwarzenegger, estrelas das produções oitentistas que, mesmo sem o fôlego de outrora, ainda estão nos holofotes.

O que não quer dizer, claro, que Van Damme não tenha protagonizado bons filmes ao longo de sua prolífica carreira – conforme o perfil do ator no IMDb, são 52 créditos por participação em longas-metragens (boa parte deles lançados direto para home video). Só no ano passado ele participou de seis filmes, incluindo a atuação como o vilão cheio de marra de Os Mercenários 2 (The Expendables 2). O nome do personagem, vejam só, se chamava Vilain.

Dessa vez, ao invés de gastar caracteres, o blog fará uma singela homenagem ao ator por meio de cinco imagens que retratam cinco filmes marcantes de sua carreira (na visão deste blogueiro, claro).

*

O Grande Dragão Branco (Bloodsport, 1988): na pele de Frank Dux, jovem que ingressa em um famoso torneio de artes marciais onde ir à lona pode significar bater as botas. Na luta final, Frank luta às cegas contra um adversário trapaceiro e mortal – e vence com seu famoso chute voador, para a nossa alegria.

Jean-Claude Van Damme - O Grande Dragão Branco

Jean-Claude Van Damme – O Grande Dragão Branco (Foto: Divulgação)

*

Soldado Universal (Universal Soldier, 1992): interpretando o soldado Luc Deveraux que, após ser morto no Vietnã, é trazido à vida por um programa secreto que pretende criar armas mortais – agentes que não questionam ordens e possuem habilidades físicas fora do comum. O problema é que os soldados ficam fora de controle e cabe a Luc botar ordem no grupo, terminando por dar cabo do vilão vivido por Dolph Lundgren.

Jean-Claude Van Damme - Soldado Universal

Jean-Claude Van Damme – Soldado Universal (Foto: Divulgação)

*

O Alvo (Hard Target, 1993): de mullet e comendo cobras na floresta, no papel de Chance Boudreaux, cara durão que bate de frente contra uma organização sádica que se diverte sequestrando pessoas e depois deixando-as escapar, somente para que as vítimas sejam caçadas como animais. Filme dirigido por John Woo, repleto das elaboradas cenas de ação do diretor em câmera lenta.

Jean-Claude Van Damme - O Alvo

Jean-Claude Van Damme – O Alvo (Foto: Divulgação)

*

Morte Súbita (Sudden Death, 1995): na pele do ex-bombeiro Darren McCord, que precisa correr contra o tempo para impedir que terroristas explodam bombas dentro de um estádio de hóquei durante um jogo. Tudo fica mais tenso porque seus dois filhos estão entre os torcedores e as bombas estão programadas para explodir assim que o jogo termine.

Jean-Claude Van Damme - Morte Súbita

Jean-Claude Van Damme – Morte Súbita (Foto: Divulgação)

*

JVCD (2008): interpretando a si mesmo, na grande surpresa de sua carreira. Uma estranha mistura de drama, ação e comédia, o filme é repleto de maneirismos visuais, esmiuçando o lado pouco nobre da fama e a imagem de “astro decadente” que rodeia o ator. Em uma cena tocante, Van Damme declama um longo monólogo para o espectador, com direito a choro e desabafos.

Jean-Claude Van Damme - JVCD

Jean-Claude Van Damme – JVCD (Foto: Divulgação)

*

E aí, fica o convite: para você, quais são os filmes mais marcantes de Jean-Claude Van Damme? Deixe sua lista nos comentários! Ou, se assistir a algum filme de Van Damme nunca lhe passou pela cabeça, fique à vontade para escrachar o ator também (mas sem palavras de baixo calão, por favor).

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]