• Carregando...
Resurrection, mais uma série sobre mortos-vivos
| Foto:

SAMAIRE ARMSTRONG, MARK HILDRETH, DEVIN KELLEY, KURTWOOD SMITH, OMAR EPPS, LANDON GIMENEZ, FRANCES FISHER, NICHOLAS GONZALEZ, MATT CRAVEN

Acabei de assistir a primeira temporada de Resurrection, série estadunidense criada por Aaron Zelman e baseada no livro homônimo de Jason Mott. Na trama, a população de uma pequena cidade chamada Arcadia, no Missouri (EUA), fica assustada quando seus mortos começam a retornar.  Não mortos-vivos, como os do filme clássico dirigido por George Romero, mas pessoas “normais”, com a mesma fisionomia e idade que morreram.

O primeiro a voltar é Jacob. O garoto, de 8 anos, havia perdido a vida no rio que corta a cidade. Quando retorna, ele acorda em uma zona rural da China. A população, ao encontrá-lo, o leva ao serviço de imigração. Lá, ele conta ao agente de imigração J. Martin Bellamy (Omar Epps) de onde veio.

Quando Bellamy chega a Arcadia com Jacob, é recebido com surpresa pelos pais do menino. “Nosso filho já morreu faz 32 anos. Acho que o senhor está enganado”, diz Henry, interpretado pelo ator Kurtwood Smith. Ao ver o garoto, ele fica assustado com a semelhança. Sua esposa, Lucille (Frances Fisher), abraça Jacob e sente, naquele momento, que é seu filho.

Depois de Jacob, outros mortos voltam. E este é o fio da trama. Como lidar com essas pessoas? São realmente nossos entes que se foram, ou será que são demônios? Como eles vieram parar aqui? Os retornados também precisam lidar com as mudanças. No início, não sabem que morreram.

Minorias

Toda série de “zumbi” ou de vampiro, apesar do tom fantasioso, faz analogia ao conflito entre a maioria e as minorias. Resurrection não é diferente. Quando os mortos começam a chegar a Arcadia, a maioria da população age de forma preconceituosa. Querem excluí-los. Isolá-los. É o medo da diferença, algo que parece fazer parte do ser humano.

Um dos integrantes da comunidade, um extremista religioso, chega a matar uma das pessoas que retorna. Isso porque ele não consegue descobrir, como todo o restante da população, o que é aquele ser e por que é diferente. Parece uma notícia recente de jornal, não?

Uma das cenas mais marcantes é quando Lucille leva Jacob para brincar no parque. Os pais, com medo, tiram seus filhos de perto dele. A única menina que fica perto do garoto é uma negra.

Semelhança

Resurrection é muito parecida com Les Revenants, série francesa dirigida por Fabrice Gobert e baseada no livro de Robin Campillo. Tem o mesmo tema (mortos que retornam) e o mesmo enredo. Apesar das semelhanças, ambas são baseadas em obras diferentes.

Eu, particularmente, prefiro Les Revenants. É mais sombria, tensa e cria um clima de mistério. Digo que é mais artística. Já o seriado norte-americano tem uma “pegada” maior de ação e aventura, quase como um filme adolescente.

Onde assistir Resurrection

A série é transmitira pela ABC.  A segunda temporada, que estreou em setembro deste ano, está sendo exibida pela AXN. A primeira temporada de Resurrection está disponível no Netflix.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]