• Carregando...
Imagem - Pixabay
Imagem - Pixabay| Foto:

Entre a decisão de entrar no serviço público e a posse, há uma jornada de estudos extenuante para o candidato, que perde o foco muitas vezes ao longo do caminho. Naturalmente existe a pressão da família, dos amigos, da vida social, além das notícias de crise no setor de concursos, mas há problemas na preparação que o candidato é capaz de evitar.

LEIA MAIS: Autorizado concurso com 100 vagas para Procurador do estado de São Paulo

Ao ler a lista pense o seguinte: se a preparação está difícil, não é preciso arranjar mais pedras de tropeço. Mais do que nunca é necessário eliminar fatores que prejudicam a sua jornada de estudos.

1 – Não terás outras atividades além de estudar
Este mandamento é verdadeiro em partes. Se o concurso escolhido está com edital publicado, é preciso correr contra o relógio. Mas se a sua preparação é anterior a publicação do edital, inclua pelo menos uma atividade física na sua rotina, além de atividades de lazer e momentos culturais ou espirituais. Moderação é a palavra correta ou não será possível aguentar tantos meses de preparação.

2 – Não terás para si um monte de apostilas
Há pessoas que compram material em excesso, já que existe muito produto de qualidade do mercado. O excesso de material pode deixar o candidato perdido na organização da rotina de estudos portanto, escolha o melhor para cada matéria e elimine as sobras.

3 – Não serás alienado pelas redes sociais
A sociedade está numa fase em que tudo precisa ser compartilhado. De início pode ser divertido, mas o tempo consumido não volta. Acredite, não há casos relatados de morte por falta de whats ou qualquer outra rede social. Ficar offline por um tempo pode ser benéfico, inclusive, para manter o bom humor e a estima em alta, já que comparar a sua vida com a vida dos outros pode ser bem contraproducente.

4 – Não substituirá as aulas e apostilas pelo WhatsApp
Sim, esta blogueira que vos escreve continua defendendo a bandeira que ninguém estuda pelo whats. Você até pode receber dicas, mas elas nunca substituirão o ato de sentar com o material em mãos e estudar. Cuidado ao aderir a grupos de estudo via aplicativos, você pode estar entrando numa roubada.

5 – Honrarás seu pai e sua mãe, mas não se contaminarás
Alguns tem o apoio da família. Outros tem a família que joga água fria nos sonhos. A verdade é que a família precisa ser amada e honrada, mas você não é obrigado a se contaminar com as ideias de quem não entende a sua rotina. Mantenha distância de pessoas negativas, se for possível. E se a convivência for inevitável, aplique a teoria dos filósofos pinguins do filme Madagascar: sorria e acene.

LEIA TAMBÉM: Cinco dúvidas que afligem os concurseiros de primeira viagem.

6 – Não matarás o seu corpo
Não se trata de ficar sarada ou marombado. A questão é que a rotina de estudos acaba com a coluna, sem contar a má alimentação que acompanha a maioria dos candidatos. Quem nunca comeu chocolates e salgadinhos enquanto estudava que atire a primeira pedra. É bom demais. Por isso, dedique tempo para se exercitar todos os dias, nem que seja alongamento ou uma caminhada de alguns minutos. Pode parecer tempo perdido, mas seu corpo precisa aguentar até depois da prova.

7 – Não idolatre o sonho de ser aprovado
Entenda uma coisa: você vai passar, é só uma questão de tempo. Se você passar pela reprovação, continue estudando. Se você ficar desempregado, continue estudando. Se o seu time perder, continue estudando. É preciso apenas controlar a ansiedade de ser aprovado. Chega um momento em que você já tem tanto conhecimento que fica impossível não gabaritar a prova.

8 – Encontre uma motivação para ser aprovado
O correto seria estudar pelo prazer do conhecimento, mas reconheço que tem matérias que dá vontade de fazer uma fogueira com as apostilas. Manter os olhos na motivação é essencial para se manter firme na jornada. Por que você começou a estudar? Para sair da casa dos seus pais? Para sair da casa da sogra? Para ter férias na Europa? Para ter carro esportivo em vez de “tunar” carro 1.0? Para ter bolsas de grife? Para abandonar um emprego frustrante? Encontre um ponto de apoio para ficar firme na rotina.

9 – Abençoe outras pessoas
Quando a posse chegar, nada de queimar os materiais na churrasqueira. Se você não pretende estudar para outros concursos, abençoe a vida de alguém e doe seus livros e apostilas. Faça pelos outros o que fizeram (ou não fizeram) por você. Seja um disseminador do conhecimento. O mundo está carente de pessoas que sirvam de referência e a sua vitória pode ser inspiração para quem está sofrendo.

10 – Saiba vencer
Quando a posse chegar, não saia por aí cantando que a vitória tem sabor de mel e também não desabafe nas redes sociais. Você venceu! Chore, comemore, perdoe quem te magoou, ame seus inimigos e viva bem daqui em diante. Rancor é algo tão sério que pode causar doenças físicas, sem contar no mico de quem vai à forra depois da vitória.

E por fim lembre-se: quem não tem visão não tem futuro. E quem não tem futuro, volta para o passado.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Teremos um imenso prazer em atendê-lo. Siga a página da blogueira e professora Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]