• Carregando...
Crédito da foto: José Cruz (Agência Brasil)
Crédito da foto: José Cruz (Agência Brasil)| Foto:

2017 será inesquecível para o presidente Michel Temer, o ano em que o peemedebista conseguiu a proeza de escapar da abertura de duas denúncias por corrupção na Câmara dos Deputados. Além de duro na queda (ou “incaível” mesmo), o presidente das mesóclises mostrou aos brasileiros outra faceta: a capacidade de produzir gafes. Nesse nicho de atuação, que também trouxe fama à antecessora, Dilma Rousseff, pelo menos 10 micos vão ficar para sempre no anedotário político brasileiro.

1 – “Mas você tá bem de corpo, não é Joesley”?

Pelo conjunto da obra, o resultado do encontro na calada da noite de Temer com o empresário Joesley Batista, da JBS, pode ser considerado o mico do ano. Mas dentro dele há uma série de gafes que se retroalimentam. Pelo menos cinco momentos do diálogo gravado por Joesley (e que quase implodiu a República em maio), mostram uma intimidade constrangedora entre a dupla. No começo da conversa, por exemplo, Temer faz um questionamento elogioso: “Mas você tá bem de corpo, não é Joesley?”. A resposta é uma aula de reeducação alimentar.

2 – “Não sei como Deus me colocou aqui”

Na maratona de defesa do caso Joesley, Temer fez um pronunciamento antológico em junho. “Eu tenho orgulho de ser presidente. Convenhamos, é uma coisa extraordinária. Para mim, é algo tocante. É algo que não sei como Deus me colocou aqui”, disse. A internet não perdoou a declaração, que rendeu centenas de memes instantaneamente: de imagens de vacas em telhados a elefantes pendurados em árvores.

3 – Se a carne brasileira é fraca, o jeito é comer filé argentino

Temer teve uma reação astuta para amenizar os efeitos da crise provocada pelo escândalo provocado pela operação Carne Fraca, em março: chamou todo mundo para comer numa churrascaria e provar que a carne brasileira é plenamente saudável. Eis que a comitiva presidencial desembarcou na Steak Bull, em Brasília, fartou-se num rodízio… de carnes bovinas importadas da Argentina, Uruguai e Austrália.

4 – Mulheres são fundamentais para a economia porque entendem de supermercado

Temer fez um discurso inspirado (nem tanto assim para as feministas) no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Ao lado da esposa, Marcela Temer, enfatizou o que acredita ser a grande contribuição feminina à economia nacional. “Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados mais do que a mulher. Ninguém é capaz melhor de identificar eventuais flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor.”

5 – Perfeitamente, você está falando com o presidente

Um repórter do jornal O Globo telefonou em outubro para Temer, após descobrir o número de um celular de uso pessoal dele. O registro do telefone fazia parte de um pacote de documentos de delatores relacionado à segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República – entre eles, os vídeos das colaborações premiadas do operador Lúcio Funaro e do ex-deputado Pedro Corrêa (PP). Ao atender a chamada, Temer pediu: “Liga aqui para o gabinete do presidente e fala com a dona Nara (de Deus, chefe de gabinete da Presidência”. “Eu estou falando com o presidente, não estou?”, questionou o repórter. “Está, perfeitamente”, respondeu.

6 – Real? Temer economiza nosso dinheiro em cruzeiros

Em janeiro, Temer aproveitou o palanque da entrega de ambulâncias para prefeituras gaúchas para exaltar as economias feitas pela gestão do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Eis que escorregou ao se referir à moeda utilizada no país. “Em pouquíssimo tempo, ele [Barros] anunciou a economia de 800 milhões de cruzeiros, que significam novas UPAs, novas UBSs e também novas ambulâncias.” A propósito, o real é a moeda brasileira desde 1994.

7 – Viagem à República Socialista Federativa Soviética da Rússia

Em junho, a assessoria da Presidência errou feio ao divulgar a agenda oficial de uma importante viagem à Europa. No documento, a Rússia foi chamada de “República Socialista Federativa Soviética da Rússia”, uma menção bizarra à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, dissolvida em 1991. O correto hoje é Federação Russa. Na internet, alguns posts sugeriam ao governo russo que anunciasse a reunião de Putin com o presidente da “Terra de Santa Cruz”.

8 – Fora Temer até no túmulo

Ao chegar a Moscou para consumar a viagem à “URSS”, Temer foi recebido no aeroporto pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, um cargo considerado de segundo escalão. Até aí tudo bem. O pior viria no dia seguinte, quando o presidente brasileiro participou de uma solenidade para depositar flores no túmulo do soldado desconhecido. Um grito de “Fora, Temer” ecoou em meio ao silêncio que a cerimônia exigia. Provavelmente de um turista brasileiro.

9 – Suécia e Noruega não são a mesma coisa?

Na sequência do tour europeu, Temer fez um pronunciamento ao lado da primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, e cometeu ato falho ao se referir a um encontro que teria com o rei da Noruega e parlamentares noruegueses. “Hoje, uma reunião com vossa excelência (Erna) e mais adiante com o Parlamento brasileiro e um pouco mais adiante com sua majestade, o rei da Suécia”, disse. No passado, os dois países já foram um só, mas a Noruega conseguiu sua independência da Suécia no longínquo ano de 1905.

10 – Ah, esses corruptos brasileiros…

Para fechar com chave de ouro, a primeira-ministra Erna Solberg comentou com Temer sobre o temor de seu país com a corrupção no Brasil. “Estamos muito preocupados com a Lava Jato. É importante fazer uma limpeza”, disse ela. Mal sabia a chanceler norueguesa que o recado atingia em cheio o mandatário brasileiro, que na época era alvo de denúncias por corrupção passiva, posteriormente enterradas pela Câmara.

***

Mais análises sobre política nacional? Siga o Conexão Brasília no Facebook e no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]