• Carregando...
Aécio ainda tem chance?
| Foto:
Aécio: ele não decola nem no pior momento para Dilma.

Aécio: ele não decola nem no pior momento para Dilma.

Quando tudo parecia caminhar para a polarização entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), eis que Aécio Neves (PSDB) renasceu na última pesquisa Ibope. Três pontos porcentuais perdidos pela petista, que apareceu com 36%, e um da ex-senadora, que somou 30%, foram parar na conta do tucano, que subiu para 19%.

A distância de 11 pontos para Marina ainda é enorme, mas o passado mostra que há chance de virada. Em 2002, o favorito para chegar ao segundo turno da eleição presidencial era Ciro Gomes (então no PPS), que acabou atropelado por José Serra (PSDB) na reta final. Guardadas as proporções, Gustavo Fruet (PDT) vivenciou o mesmo milagre em 2012, na disputa pela prefeitura de Curitiba.

O trunfo de Aécio parece ter sido justamente a guerra declarada de Dilma contra Marina. Ele ganha os votos de quem não gosta do excesso de agressividade dos petistas e, ao mesmo tempo, daqueles que passaram a desconfiar da ex-senadora justamente pelo desgaste provocado pelos ataques contra ela. Aí começa a se encaixar o papo de “mudança segura”.

O lado positivo da ascensão de Aécio é que, quanto mais gente com chance de vitória, mais o debate esquenta. Como o jornalismo, a política fica mais sofisticada com mais fontes de ideias. E assim a eleição presidencial de 2014 continua caminhando para ser a mais emocionante desde 1989.

Metodologia
A pesquisa Ibope divulgada ontem à noite foi contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e ouviu 3.010 eleitores em todo o país, entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00657/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]