• Carregando...
Paixonite por Eduardo Cunha expõe limites do ódio entre PT e PSDB
| Foto:

Após duas décadas, a polarização PT x PSDB chegou ao volume morto. É o ponto em que qualquer inimigo do seu inimigo é seu amigo. Conjuntura que mina o desfecho da operação Lava Jato, uma das raras janelas históricas de passar o país a limpo.

Durante os 12 anos e meio que têm comandado o país, os petistas fizeram de tudo e mais um pouco para construir hipermaiorias legislativas e subjugar os tucanos. Não é novidade, apenas o sequestro de uma prática dos oito anos de FHC (e que ainda é utilizada nos estados geridos pelo PSDB, como o Paraná). Para destroçar a oposição, o governo virou um balcão de negócios – seu partido me dá votos no Congresso e eu te dou cargos na Esplanada.

O bizarro disso tudo é que, para vencer uma disputa que na prática é bipartidária, PT e PSDB criaram um modelo que viabilizou a coexistência de 32 legendas. Não é à toa que existem 39 ministérios. E que foram montados esquemas como o mensalão e o petrolão, espécies de programas de participação nos resultados que distribuem dinheiro de corrupção para os membros da coalizão mais “eficientes”.

Desde o primeiro semestre o Supremo Tribunal Federal investiga a suposta participação de 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora de seis partidos (PMDB, PT, PP, SD, PSDB e PTB) em desvios de recursos na Petrobras apurados pela Lava Jato. Dentre eles, estão os presidentes da Câmara e do Senado, os peemedebistas Eduardo Cunha (RJ) e Renan Calheiros (AL).

Quando as acusações contra Cunha cresceram, há duas semanas, ele “rompeu” com o governo. Um dia após a notícia de que um empreiteiro disse que o deputado recebeu US$ 5 milhões em propina, ele desengavetou 11 pedidos de impeachment contra Dilma. Sem contar a “pauta-bomba”, montada para desmoralizar a tentativa de ajuste fiscal organizada pela equipe econômica do governo (que pode não ser uma maravilha, mas fica ainda pior com o Congresso jogando contra).

Cunha está distante de ser um kamikaze. Acuado, jogou todas as suas fichas na opinião pública. Não que as pessoas gostem dele (na verdade, a maioria absoluta da população não deve nem saber quem ele é), a aposta é na impopularidade de Dilma.

O que o presidente da Câmara fez foi gritar para todo mundo ouvir: “ei, vocês que detestam a presidente, eu sou mais um de vocês”. A questão é: essas pessoas sentem ojeriza por Cunha por ele estar no olho do mesmo furacão de corrupção que atinge a presidente, ou se identificam com ele por vê-lo como mais um aliado contra Dilma? Uma pesquisa banal na internet mostra que os principais organizadores das manifestações contra o governo programadas para agosto se encaixam na segunda possibilidade.

Aliás, o PSDB passou a apoiar os protestos, mas não fez nenhum movimento pelo afastamento de Cunha da presidência da Câmara. Isso tem um nome: indignação seletiva. Quando você se une a qualquer um para chegar ao poder, precisa se lembrar de que essa gente estará credenciada para governar junto com você.

É exatamente essa conta que Dilma está pagando, com todos os juros que merece. Pelo jeito, o PSDB não age para passar uma régua na fatura. Quer apenas assumir as longas prestações que ainda faltam pagar.

Curta a página do Conexão Brasília no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]