• Carregando...
PM do Paraná aprovou condecorar Luiz Abi, citado como “assessor do governador”
| Foto:

Com a colaboração do jornalista Diego Ribeiro:

A Comissão de Mérito da Polícia Militar do Paraná aprovou há quatro anos a condecoração do empresário Luiz Abi Antoun com a maior honraria da instituição, a medalha Coronel Sarmento. A lista de agraciados está registrada no Boletim Geral da PM-PR número 88, de 11 de maio de 2011. Abi Antoun é mencionado no documento como “assessor do governador”.

Outros relacionados para receber a medalha foram o próprio Beto Richa, a primeira-dama, Fernanda Richa, o então prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o então presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. A proposição dos nomes foi feita pelo comandante geral da época, coronel Marcos Teodoro Scheremeta e deliberada “por unanimidade de votos” pela Comissão de Mérito da PM. Um dos integrantes desta comissão é o atual comandante geral, coronel César Vinícius Kogut.

Abi é suspeito de ter participado da fraude em um contrato emergencial concedido pelo Departamento Estadual de Transportes Oficial (Deto) à empresa Providence. Apesar de nunca ter tido cargo no governo, Abi sempre foi considerado influente na gestão Richa. A licitação investigada pelo Gaeco foi realizada em dezembro e vencida pela Providence Auto Center, que o MP acredita ter Abi como proprietário – o dono oficial da empresa é Ismar Ieger, mas ele não teria autonomia para gerenciar o negócio. O contrato de seis meses é de
R$ 1,5 milhão.

Abi chegou a ser preso no mês passado, em etapa da Operação Voldemort, comandada pelo Gaeco, e é primo distante de Richa. Desde a prisão do empresário, o governador vem tentando distanciar seu nome do de Abi. Segundo Richa, os dois mantêm apenas “relações sociais”.

Veja aqui o posicionamento formal da Secretaria de Estado de Segurança Pública sobre a condecoração.

Não há comprovação de que Abi foi efetivamente condecorado na mesma data que Richa. Existem diversos registros na Agência Estadual de Notícias do governo do Paraná sobre a cerimônia, mas nenhuma menção a Luiz Abi, em textos ou fotos.

***

O que diz a Lei 5.798, de 24 de Junho de 1968 [com nova redação pela Lei 11.806 – 05 de Agosto de 1997] :

*Art. 1°.* É criada na Polícia Militar do Paraná, a Medalha Coronel Sarmento, a ser conferida anualmente, pelo Chefe do Poder Executivo, mediante proposta do Comandante Geral da PMPR, na data em que se reverencia a memória do Patrono da Corporação, Cel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, ou no aniversário da PMPR, *a civis, militares e policiais militares que mais se destacaram em favor da causa pública ou além do dever no desempenho das suas funções.*

Richa com a medalha Coronel Sarmento. Crédito da Foto: Ricardo Almeida/Agência Estadual de Notícias

Richa com a medalha Coronel Sarmento. Crédito da Foto: Ricardo Almeida/Agência Estadual de Notícias

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]