• Carregando...
Sarney, o maior político do Brasil
| Foto:
Crédito: Fábio Pozzebon (Agência Brasil)

Crédito: Fábio Pozzebon (Agência Brasil)

Qual foi o maior político do país? Em carisma, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck batem de frente. Em apelo popular, Lula parece insuperável. Em poder de articulação, Doutor Ulysses.

Em número de mandatos, no entanto, ninguém supera José Sarney. Uma curiosidade do discurso de despedida do maranhense da vida pública, arquivado pelo Senado, é um quadro com a relação dos políticos que mais tempo exerceram mandatos políticos no Brasil.

Tanto no período imperial quanto no republicano, dá Sarney na cabeça. Foram 60 anos de mandatos ininterruptos – cinco como senador, três como deputado, um como governador do Maranhão e mais outro como presidente.

No grupo dos “Top 5” do período democrático aparece em segundo lugar o baiano Manuel Novaes (morto em 1992), exerceu 12 mandatos consecutivos como deputado federal (48 anos). Dividem o terceiro lugar Miro Teixeira (PROS-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RJ), que ainda estão na ativa, com com 11 mandatos (44 anos). Em quinto, aparece Ulysses Guimarães, que morreu em 1992, na metade do seu 11º mandato como deputado federal (42 anos).

Veja a íntegra do discurso de despedida de Sarney aqui.

***

O blog entra em recesso e volta em janeiro. Obrigado a todos os que tiveram paciência de nos acompanhar durante 2014. Boas festas!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]