• Carregando...
Fettuccine Alfredo à minha moda
| Foto:
Nádia Schiavinatto

Recebi na semana passada uma caixinha de Fettuccine, da Alfredo’s Gallery, massa que será comercializada em breve aqui em Curitiba. O compromisso: preparar em casa a massa especial, que leva a assinatura do centenário restaurante italiano Alfredo alla Scrofa, e postar no blog nesta quinta-feira, dia 25 – dia do macarrão. Alguns colegas se adiantaram e a brincadeira saiu, digamos, de outra forma. Como assumi o compromisso, coloco hoje o post com minha receitinha.

Desde a primeira vez que provei uma massa com molho Alfredo, me apaixonei. A receita é bem fácil de preparar. Dá só uma olhada:

Fettucine ao molho Alfredo

Ingredientes:
– 200 g de creme de leite
– 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– sal a gosto
– pimenta-do-reino, moída na hora, a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o fettuccine na água por 5 minutos, como recomenda a instrução na caixinha. Aliás, a massa quando cozida é bem porosa (como mostro na foto abaixo), o que ajuda na absorção do molho.

Enquanto isso, coloque o creme de leite em uma tigela refratária ou de inox. Leve ao fogo, em banho-maria.

Deixe por uns 3 minutos, mexendo de vez em quando com um fouet. Abaixe o fogo.

Sem parar de mexer, acrescente o queijo, aos poucos, e depois a manteiga, também aos poucos.

Em seguida, acrescente o sal a gosto e junte a pimenta-do-reino e retire do fogo.

Monte o prato com uma porção do fettuccine e o molho. Salpique queijo parmesão e sirva bem quente! Tá pronto!

Nádia Schiavinatto

A caixinha traz a história do molho. Alfredo, que nasceu em Roma em 1893, teria preparado o prato pela primeira vez em 1914, quando abriu o restaurante Alfredo alla Scrofa. O prato ficou famoso quando o casal de atores, em lua de mel, Douglas Fairbank e Mary Pickford, em 1925, provou e adorou o sabor do fettuccine. A partir daí, o restaurante ganhou fama!

Nádia Schiavinatto

Já estava tudo pronto, quando lembrei que dias atrás ganhei uma porção de funghi secchi Morilles e resolvi acrescentar os funghis em meu prato.

Eu já tinha desidratado os morilles em água fervente e tinha feito um outro molhinho a parte, com azeite, cebola picadinha, manteiga, vinho branco, creme de leite e a água onde desidratei os moriles. Refoguei por alguns minutos e depois deixei os funghis cozinharem.

Para não atrapalhar o sabor do molho Alfredo, não misturei os molhos e só acrescentei os morilles ao meu prato pronto. Huuummmm! É não é que ficou bom?

A propósito, voltando à massa que recebi, Curitiba vai ganhar, na segunda semana de novembro, um novo restaurante italiano. Trata-se da franquia do Alfredo Alla Scrofa, que chega à capital pelas mãos do empresário Celso Tauscheck, e que estará localizada na Rua Silveira Peixoto, esquina com Avenida Silva Jardim.

Para os apaixonados pela culinária italiana, uma visita à nova casa será fundamental. Vamos aguardar!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]