• Carregando...
Culpa e Cinnamon Rolls
| Foto:

Começa a época do ano em que todo mundo parece ficar um pouco enlouquecido, para mim, os eventos se acumulam fazendo com que minha vida seja quase que eterna na cozinha… pilotando fogões e me dividindo entre as novidades dos doces e a La Table Gastronomie.

Claro que trabalhando assim, a culpa da mãe ausente toma conta de mim e hoje, mesmo cansada, cedi ao amoroso pedido do meu filho de fazer uma das coisas que ele mais ama na vida… Cinnamon Rolls – Rosquinha de canela. Claro que o fruto não cai longe da árvore; e ele, como a mãe, ama pães e canela.

De verdade, o aroma da canela assando toma conta da cozinha. Sabe aquelas imagens de desenho animado que as pessoas saem voando atrás de uma fiozinho de fumaça? Este deve ser o cheiro da fumacinha… Comer as rosquinhas ainda mornas é como comer uma nuvem doce de alegria. Se eu tivesse o meu livro de: “200 coisas para comer antes de morrer”, esta seria uma delas.

E a culpa? Amassa e joga fora porque depois desse cheiro pela casa, não tem como ninguém ficar brabo com você!

Daniela Caldeira

Cinnamon Rolls

Ingredientes:
30 g de fermento fresco
½ colher de chá de açúcar
¼ de xícara de água
1 xícara de leite
½ xícara de açúcar
2 colheres de chá de sal
½ xícara de manteiga amolecida
3 ovos em temperatura ambiente
5 ¾ de xícara de farinha de trigo

Recheio:
¼ de xícara de manteiga amolecida
1 ½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela

Modo de preparo:
Coloque o fermento em uma bacia com a ½ colher de chá de açúcar e com a água morna. Deixe por 5 min. Acrescente todos os outros ingredientes, mas somente 5 xícaras de farinha de trigo. Sove a massa até que esteja elástica. Acrescente mais 1/4 de xícara de farinha e só acrescente os outros 2/4 (1/4 de cada vez) se for necessário. A massa quando está no pondo é bem aveludada e fácil de lidar. Sove por aproximadamente 10 min.

Deixe dobrar de volume, coberta com um pano ou filme de pvc. Retire o volume e em uma superfície enfarinhada, abra a massa em um retângulo com 1 cm de espessura.
Passe a manteiga amolecida por todo o retângulo e espalhe o açúcar mascavo misturado com a canela. Enrole como rocambole.

Corte fatias de aproximadamente 6 cm e coloque virados para a cima em uma forma. Faça isso até terminar a massa. Deixe dobrar de volume e asse em forno quente (170 graus) por aproximadamente 30 min. (teste com um palito- deve sair sem massa grudada). Espere amornar e regue com o seguinte glacê:

Glacê:
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
2 tampinhas de essência de baunilha

Preparo:
Aqueça o leite com a manteiga, acrescente o açúcar e a baunilha. Regue as rosquinhas ainda mornas com este glacê. Espere o glacê endurecer e sirva!

Daniela Caldeira

Delícia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]