• Carregando...
Focaccia e Criatividade!
| Foto:

Focaccia e sua criatividade!

Pães sempre foram minha paixão! Poderia passar o resto da minha vida comendo pães, manteiga e queijos. Mas pão de verdade, não qualquer pão!
Antes da La Table “sonhar” em existir, pães era o que eu queria fazer para o resto da minha vida!
Enquanto morei em Nova York, fiz um curso intensivo de 3 meses em panificação no French Culinary Institute – uma escola de culinária espetacular.
Enquanto meu marido passava a semana em Pitsburg trabalhando eu passava a semana fazendo o curso das 7:30 da manhã às 15:30. Adorava passar o dia fazendo pães, adorava o aroma dos pães, os estralos que eles dão ao resfriar a mais maravilhosa crosta do mundo, e adorava, é claro, comer os pães que fazíamos diariamente…
Pães artesanais dão um trabalho fenomenal, pois o fermento é um fermento fresco, feito normalmente com uvas (pode ser de maçã, batata…), e esse fermento é um “ser vivo” e deve ser alimentado diariamente com farinha e água para não morrer! Este fermento passa de geração em geração, e quanto mais velho o fermento, mais especial é o sabor e a textura do pão!
Quando voltei dos Estados Unidos, morei um tempo em São Paulo, e lá fazia e inventava pães diariamente, e tinha o meu fermento fresco, artesanal e o André (meu marido), brincava comigo que um dia seríamos “devorados” por aquele “alien”!!
Mas ele se deliciava com meus pães!!

Para não ficar só na conversa, vou ensinar à vocês uma receita muito simples e deliciosa de Focaccia que fica maravilhosa na forma de panini – um pedaço de Foccacia cortado com a cobertura que você sonhar- e aqui entra a sua criatividade!

Eu já fico sonhando com a Foccacia fresquinha, saindo do forno com um belo pedaço de queijo brie, finíssimas fatias de Presunto de Parma e muita, muita rúcula, regada com um delicioso azeite de oliva e flor de sal! Huuuuum – super recomendo!

Focaccia

1.250 g de farinha
750 g de água
35 g de fermento para pão (pode ser o fresco em tablete ou o seco)
20 g de sal
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Alecrim fresco
Sal grosso

Faça a massa e sove. Deixe dobrar de volume, retire o excesso de ar e deixe descansar coberto por 15. min. Unte uma forma retangular média com bastante azeite de oliva. Abra a massa e coloque na forma. Cubra com um pano e deixe crescer novamente. Faça furos com o dedo, regue com azeite de oliva e salpique com bastante sal grosso e alecrim fresco.
Asse em forno quente.
Simples Assim!

internet

Para os fãs de pães como eu, recomendo em Nova York os pães do Balthazar – www.balthazarbakery.com – recomendo o restaurante também, que obviamnte serve os pães no couvert.

E em Paris, onde boulangerie é coisa muito séria, recomendo uma visita na boulangerie Poilane – www.poilane.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]