• Carregando...
Pudim : ) ou Nossa Melhor Versão de Créme Brulée
| Foto:

Pudim 🙂 ou nossa melhor versão do Creme Brulèe!

Pudim é um daqueles doces que nos fazem sorrir. Meu marido sempre brinca que falamos a palavra pudim sorrindo, parece que a própria palavra pudim tem um “q” de sorriso… “Não pode ser ruim, uma palavra que falamos sorrindo. Já Flan, continua ele, flan é uma palavra pra baixo, nossa boca vai para baixo”! Flan nunca é bom, diz ele.
Eu tenho doces memórias de pudim, e pra mim pudim não pode ser aerado, cheio de furinho. Pudim tem que ser denso, untuoso, cremoso… De preferência com um caramelo espesso, quase puxa… Acho que o pudim ideal é a versão brasileira de um creme brulée. Infelizmente o francês ficou mais famoso, mas fica aqui o meu voto para valorizarmos o que é nosso, por que não tem nada tão delicioso quanto um pudim bem feito!
Se você é um fã de pudim (não de flan) – e do pudim lisinho, siga minha receita que não vai se arrepender!

Daniela Caldeira

Para a Calda de açúcar:
2 xícaras de açúcar
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de manteiga

Faça a calda de açúcar com o açúcar e a água, quando estiver dourado claro, retire do fogo e adicione a manteiga(cuidado que irá borbulhar!). Coloque a calda na forma pequena de pudim (aquela com o furo no meio) – untada com manteiga.

Para o Pudim:
2 latas de leite condensado
4 ovos inteiros
260 ml de leite
1 fava de baunilha ( é isso que vai fazer o seu pudim ser o melhor de todos!!)
Aqueça 60 ml de leite em uma panela com a fava de baunilha (abra a fava ao meio, retire a polpa e coloque a fava e a polpa na panela com o leite). Aqueça, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por uns 10 minutos.
Coloque no liquidificador o leite condensado, os ovos, os 200 ml de leite restantes e o leite da panela que ficou em infusão, (sem a fava). Bata por alguns segundos só para misturar.

Peneire sobre a forma de pudim, e asse em banho-maria em 180 C, por aproximadamente 1 ½ a 2 horas. O que deixa o pudim aerado (e que fique claro que eu não gosto!) é bater por muito tempo no liquidificador e assar imediatamente em forno muito quente. Então para ele ficar a nossa melhor versão de um creme brulée, não cometa estes pecados!!
Arregace as mangas e faça a sua melhor versão de PUDIM !

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]