• Carregando...
Steak Tartare, Carne de Onça ou Hackepeter – o nome é o que menos importa
| Foto:

Lembro-me de quando eu era pequena, do meu pai chegando em casa para almoçar, assobiando, subindo as escadas… Ele sempre foi um comilão. Tinha desejos de comida, aliás, tem até hoje!

Vejo-me um pouco como ele. Quando viajo, por exemplo, faço-o também para os restaurantes e não apenas para os lugares. Não adianta, o fruto realmente nunca cai longe da árvore! Em viagens à Paris, eu sempre pedia um “Steak Tartare s’il vous plaît!”, e TODAS as vezes me respondiam: “Raw meat! Not cooked, ok?”. “Oui mousieur!”, é carne crua que eu quero mesmo!

Por isso, segue minha receita de uma comida que meu pai amava há muito tempo, quando eu nem sonhava em ser cozinheira:

Daniela Caldeira

½ cebola pequena picada bem miudinha;
10 g de alcaparras picadas (2 colheres de chá);
5 g de anchovas (opcional);
1 colher de sopa de mostarda escura;
1 colher de sopa de ketchup;
1 colher de chá de suco de limão;
Pimenta do reino;
½ colher de café de tabasco;
1 colher de chá de molho inglês;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
150 g de filet mignon cru, picado bem miúdo com a faca;
1 colher de sopa de conhaque;
2 colheres de sopa de ceboulete picada;
1 gema de ovo crua (opcional).

Misture em um recipiente a cebola, alcaparras, anchovas, mostarda, ketchup, suco de limão, pimentas, molho inglês e o azeite de oliva. Acrescente o mignon picado e incorpore bem ao molho. Regue com o conhaque. Experimente e ajuste os temperos. Eu prefiro com gema de ovo crua, mas se você não gosta, pode cozinhar um ovo, esperar esfriar e ralar no ralador. Não fica igual, mas fica delicioso também!

Eu adoro comer o Steak Tartare com batatas fritas e uma saladinha de rúcula, como nos tradicionais bistrôs franceses, mas vou dar outra dica bem bacana que costumo fazer no Buffet. Lembra dos antigos canudinhos de maionese? Pois é, servimos o Steak Tartare dentro dos canudinhos. Para receber em casa, encha uma bandeja com sal grosso e enfie os canudinhos, para que fiquem de pé. Faz sempre o maior sucesso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]