• Carregando...
Zeca Baleiro mostra aos curitibanos a importância do texto nas canções
| Foto:
Marcos Anubis/Cwb Live
Zeca Baleiro e Tuco Marcondes

O pocket show do cantor e compositor Zeca Baleiro, na última terça-feira (31), na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, em Curitiba, lembrou aos mortais que ainda existe vida inteligente na música nacional.

Houve um tempo em que música e letra caminhavam juntos no Brasil. A MPB, principalmente, produziu canções magníficas usando essa roupagem. “Construção”, de Chico Buarque e “Topázio” do cantor e compositor Djavan são exemplos categóricos do quanto um bom texto é importante para valorizar, ainda mais, uma melodia.

A mini-apresentação, organizada pela rádio Lumen FM dentro do projeto “Trajeto Lumen”, teve um formato bastante intimista. Zeca intercalava as canções com respostas ao público que fazia perguntas sobre a sua carreira.

O setlist foi baseado em seu último trabalho, “O disco do ano”, lançado no começo de 2012. Mesmo assim, o cantor presenteou os fãs com alguns sucessos antigos como “Disritmia”, regravação da música do sambista Martinho da Vila e “Cantor de bolero”, da sua parceria com Fagner.

Zeca mistura vários estilos e ritmos dentro do seu caldeirão sonoro. Das guitarras pesadas de “Heavy metal do Senhor”, passando pela levada folk de “Quase nada”, tudo é diluído dentro da sua arte. “Para mim, isso foi sempre uma coisa muito natural. Nunca foi de caso pensado”, explica.

As apresentações em formato acústico revelam o artista de uma forma surpreendente. Uma canção mostra a sua qualidade quando se mantém forte mesmo ‘nua’, tocada somente com violão e voz. As músicas de Zeca, de certa forma, são baseadas nesse formato, o que faz com que não percam o seu brilho sendo tocadas dessa forma mais limpa. O cantor estava acompanhado do talentoso guitarrista Tuco Marcondes, que cria toda uma teia de solos, baixos e dedilhados que fazem com que a atmosfera das canções se torne muito envolvente, mesmo assim mais cruas.

Cwb Live Entrevista

Zeca é, ao lado de alguns artistas como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Lenine, um dos compositores tupiniquins que mais prezam o texto em suas composições. Em uma entrevista exclusiva para o Cwb Live, o cantor falou sobre o momento da música brasileira, onde a banalização das letras das canções se torna cada vez mais comum. De acordo com ele, de certa forma, isso não é novidade. “Não me aborrece. O que me incomoda é a superexposição disso. É uma coisa que sempre existiu. Enquanto havia Noel Rosa também existiam marchinhas carnavalescas de baixo calão”, brinca. A forma com que essa cultura massificada e descartável é imposta ao grande público, e aceita por ele, é o que incomoda Zeca. “O que me espanta é que isso se alastre tão fortemente. Isso vira uma coisa tão poderosa que contamina até pessoas ‘ditas’ inteligentes”, completa.

Essa espécie de “massacre midiático” que acontece com estilos ou artistas que estão sendo viáveis, comercialmente, naquele momento, não é uma exclusividade do Brasil. No mundo todo isso acontece. “A correnteza, hoje, é muito forte. Quando se instaura um gênero de sucesso, como agora o sertanejo universitário, fica uma coisa ‘monocultural’, um massacre. É isso que eu acho que é pernicioso dessa música de qualidade questionável, mas tem que ter música para todos os gostos, inclusive gosto ruim”, afirma Zeca.

Fora da grande mídia, se o ouvinte garimpar, existem artistas procurando fazer um trabalho original e com conteúdo, dentro do país. “Hoje tem muita gente trabalhando a favor do texto da canção. Essa conversa de que a canção vai acabar é papo-furado. Ela vai acabar quando a raça humana acabar. Enquanto houver gente respirando nós vamos querer cantar, dançar, compor”, afirma. Em sua terra natal essa renovação também já está acontecendo. “No Maranhão tem gente trabalhando com o bumba-meu-boi, tambor de crioulo, então isso é muito auspicioso. Dá uma esperança de que coisas boas virão por aí”, conclui.

Esse futuro da música brasileira, segundo o músico, pode estar na mão das gerações mais novas que, mesmo com a imposição de certos gêneros musicais, buscam outras formas de expressão. “A gente vai fazendo o que pode para manter a canção. Viva ela está, mas fazer com que ela chegue ao jovem. É o que vai, talvez, fazer com que isso permaneça”, afirma.

Saber diferenciar o que tem conteúdo, do que não tem, é uma arte que só se aprende com o interesse pela história da música e o conhecimento dos artistas e de suas influências. “Eu como pai, hoje, fico querendo que meus filhos ouçam de tudo, inclusive o que se julga como lixo cultural, porque é assim que você cria filtro. Se você ouvir só coisas elitistas, aristocráticas, você vai se tornar um aristocrata da cultura”, explica Zeca.

A crença em que existe um amanhã promissor, representado pelos novos artistas que, mesmo no submundo da música nacional, estão surgindo, anima Zeca. “Hoje, há uma geração muito talentosa, posterior a minha. Gente que está redescobrindo gêneros quase extintos. Em Belém do Pará tem uma cena incrível. Pessoas trabalhando com a ‘guitarrada’ e com o carimbó, que eram uma coisa de velho, até outro dia, e agora são uma coisa pop, jovem”, conta.

Após o show, o cantor continuou seu bate-papo com o público e autografou CDs. A imagem que Zeca Baleiro deixou, nessa curta passagem por Curitiba, é a de um ser humano inteligente e humilde, antes de ser o músico talentoso que é. Assim como está cada vez mais difícil encontrar música com conteúdo, a dificuldade é a mesma para artistas que amam o que fazem e respeitam o seu público. Zeca tem as duas qualidades.

Confira a entrevista em vídeo com Zeca Baleiro e três músicas do show.

O Cwb Live está concorrendo ao prêmio Top Blog. Se você gosta do nosso trabalho clique no link abaixo e vote. Você pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo Facebook e uma pelo Twitter. Obrigado.

Vote também nos outros blogs da Gazeta do Povo que estão disputando o prêmio:

O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)

O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)

O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)

O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)

O Tubo de Ensaio concorre em “Religião / blogs profissionais” (vote)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]