• Carregando...
Presidente da República, Michel Temer, na convenção nacional do PMDB, em 19 de dezembro de 2017. Foto: Filipe Cardoso/Arquivo PMDB Nacional
Presidente da República, Michel Temer, na convenção nacional do PMDB, em 19 de dezembro de 2017. Foto: Filipe Cardoso/Arquivo PMDB Nacional| Foto:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou nesta segunda-feira (21) às suas unidades regionais em todo o Brasil um ofício no qual comunica que acolheu o pedido do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) para voltar a usar a sigla MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já recebeu o ofício, que, na prática, representa uma derrota aos diretórios da legenda localizados nas capitais do Sul. Os diretórios de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre protestavam contra a mudança, e chegaram a entrar com uma medida no TSE para tentar barrar a alteração.

Entre outras coisas, os três diretórios sustentavam que a convenção nacional extraordinária de 19 de dezembro de 2017 não discutiu ou aprovou qualquer alteração estatutária, nem mesmo a alteração do nome do partido político para MDB.

Por trás disso, há também o debate ideológico, a despeito das formalidades envolvidas na mudança: para o grupo do senador Roberto Requião, presidente do PMDB do Paraná, o “velho MDB de guerra”, como volta e meia ele gosta de citar, não pode ser usado pela atual gestão, liderada por Romero Jucá, apenas para melhorar a imagem da sigla.

A alteração do nome foi deferida por unanimidade pelo TSE, no último dia 15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]