• Carregando...
Senador Alvaro Dias (PV-PR). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Senador Alvaro Dias (PV-PR). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado| Foto:
Senador Alvaro Dias (PV-PR). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Senador Alvaro Dias (PV-PR). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O senador pelo Paraná Alvaro Dias (PV) já sabe que não deve participar da comissão especial do impeachment contra a presidente Dilma, prevista para ser instalada na semana que vem no Senado.

O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu que as indicações dos nomes para as 21 cadeiras da comissão do impeachment devem partir dos blocos partidários, e não dos partidos políticos.

O ex-tucano é o único senador pelo PV, sigla integrante do bloco formado por PSDB e DEM, duas legendas que estão à frente da guerra do impeachment. O bloco pode indicar só 4 titulares.

“Não concordo com a exclusão do PV, partido com 30 anos de existência. Não concordo, mas aceito, porque não queremos contribuir com a procrastinação do processo”, disse Alvaro Dias agora há pouco no plenário.

O ritmo do processo de impeachment no Senado é a primeira batalha entre aliados e opositores da presidente Dilma. O Planalto desejava um ritmo menos acelerado do que o adotado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara dos Deputados.

REQUIÃO E GLEISI

Outro paranaense, o senador Roberto Requião dificilmente será indicado pelo PMDB para integrar a comissão do impeachment. Contrário à destituição da presidente Dilma, Requião representa hoje o campo minoritário do seu partido.

Com a maior bancada do Senado, o PMDB tem direito ao maior número de cadeiras do grupo – 5 das 21 vagas.

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) tem chance de ser indicada a uma das vagas. Os líderes partidários têm até sexta-feira (22) para definir os nomes, mas alguns já foram divulgados. O PT deve aguardar o prazo final para registrar os escolhidos.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]