• Carregando...
Sessão conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Sessão conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados| Foto:

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou agora há pouco, às 2h15 da madrugada de terça-feira (20), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 886/2018, que confirma a intervenção federal no Rio de Janeiro, na área de segurança pública, anunciada na última sexta-feira (16) pelo presidente da República, Michel Temer. Foram 340 votos a favor do PDC e 72 contra. O texto agora segue para análise do Senado.

Dos 30 deputados federais do Paraná, 23 votaram favoráveis ao PDC, inclusive políticos que integram o grupo de oposição ao Planalto, como Aliel Machado (REDE) e Assis do Couto (PDT). Apenas dois votaram contra: os petistas Ênio Verri e Zeca Dirceu. Outros cinco estavam ausentes: Alfredo Kaefer (PSL), Giacobo (PR), Osmar Bertoldi (DEM), Reinhold Stephanes (PSD) e Takayama (PSC).

Líder da bancada do PV, Leandre (PR) se posicionou a favor da intervenção federal, mas fez ressalvas. “O PV entende o momento sério que o País atravessa. A criminalidade não acontece só no Rio de Janeiro. Acreditamos que a presença do Estado, próximo da população, para o momento atual, trará segurança. Mas, nós também queremos mais clareza nas ações de médio e longo prazo”, pontuou ela.

Também em defesa da intervenção federal, Edmar Arruda (PSD-PR) reclamou de parte da oposição ao governo federal, que adotou a obstrução no plenário. “Eu fico aqui pensando o que leva a oposição a ser contra essa medida do governo federal, quando nós, brasileiros, deputados federais, estamos aqui apoiando uma medida do governo federal que vai investir na segurança pública”, disse ele.

Para Zeca Dirceu (PT-PR), a decisão do presidente Temer “é uma grande jogada de marketing, uma grande mentira”. “O objetivo é mudar o foco do noticiário negativo, esconder a derrota na reforma da previdência”, afirmou o petista.

BANCADA DO PARANÁ

VOTARAM A FAVOR DA INTERVENÇÃO FEDERAL NO RJ:

Alex Canziani (PTB)

Aliel Machado (REDE)

Assis do Couto (PDT)

Christiane Yared (PR)

Diego Garcia (PHS)

Dilceu Sperafico (PP)

Edmar Arruda (PSD)

Evandro Roman (PSD)

Fernando Francischini (SD)

Hermes Parcianello (PMDB)

João Arruda (PMDB)

Leopoldo Meyer (PSB)

Luciano Ducci (PSB)

Leandre (PV)

Luiz Carlos Hauly (PSDB)

Luiz Nishimori (PR)

Nelson Meurer (PP)

Nelson Padovani (PSDB)

Osmar Serraglio (PMDB)

Rubens Bueno (PPS)

Sandro Alex (PSD)

Sergio Souza (PMDB)

Toninho Wandscheer (PROS)

VOTARAM CONTRA A INTERVENÇÃO FEDERAL NO RJ:

Ênio Verri (PT)

Zeca Dirceu (PT)

AUSENTES:

Alfredo Kaefer (PSL)

Giacobo (PR)

Osmar Bertoldi (DEM)

Reinhold Stephanes (PSD)

Takayama (PSC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]