• Carregando...
Foto: Ana Volpe/Arquivo Senado
Foto: Ana Volpe/Arquivo Senado| Foto:

Dos 30 atuais deputados federais do Paraná, a maioria deve sair candidata à reeleição, dois já falaram em aposentadoria (os pepistas Dilceu Sperafico e Nelson Meurer), e ao menos três estão de olho no Senado: Christiane Yared (PR), Alex Canziani (PTB) e Rubens Bueno (PPS). Mas, ao contrário de Yared, que já se coloca claramente como pré-candidata pelo Partido da República (PR), os dois últimos nomes sinalizaram que ainda dependem de costuras com aliados para “bater o martelo”.

O PTB não deve ter candidato próprio ao governo do Paraná. Assim, uma eventual escolha de um petebista ao Senado também deve passar pela definição sobre quem a sigla pretende apoiar na corrida ao Executivo. São afinados com o grupo de Beto Richa (PSDB), que ainda não decidiu se ele mesmo entra ou não na disputa ao Senado, e se apoia Cida Borghetti (PP) ou Ratinho Júnior (PSD) para o governo do Paraná. “Tudo depende da definição do Beto Richa”, resumiu Alex Canziani à Gazeta do Povo.

O PPS já apresentou um nome próprio para a disputa ao governo do Paraná, Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava. Ainda assim, pepessistas acreditam que lançar agora um pré-candidato também ao Senado só atrapalha as conversas com as demais siglas, ainda em andamento. Rubens Bueno segue, portanto, à espreita. Nas eleições de outubro, há duas vagas abertas para o Paraná no Senado, com o fim dos mandatos de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]