• Carregando...
Deputado federal Sandro Alex (PSD-PR). Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Deputado federal Sandro Alex (PSD-PR). Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados| Foto:

Deputado federal Sandro Alex (PSD-PR). Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Há um ingrediente a mais na eleição que definirá o novo comando do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, marcada para as 18 horas desta terça-feira (11). Como dezenas de processos contra políticos podem ser abertos em breve no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir das delações da Odebrecht, parlamentares estão mais atentos à nova composição do colegiado, responsável pela análise inicial de pedidos de cassação de mandato.

Na disputa pela principal cadeira do Conselho de Ética estão Sandro Alex (PSD), da bancada do Paraná, e Elmar Nascimento (DEM), da Bahia. O futuro presidente do colegiado não pode, sozinho, definir pela cassação ou não de alguém, mas é certamente uma peça-chave no grupo, capaz de imprimir, por exemplo, um ritmo mais célere, ou mais lento, aos processos que tramitam por lá.

No ano passado, Sandro Alex e Elmar Nascimento atuaram de formas opostas durante o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética. Enquanto o primeiro tentava dar celeridade ao processo, o parlamentar do DEM, aliado de Cunha, procurava postergar a análise do caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]