• Carregando...

A Procuradoria da República na 1ª Região denunciou à Justiça, na última sexta-feira (28), 443 ex-parlamentares por envolvimento no caso que ficou conhecido como “farra das passagens aéreas”. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (02) pelo site Congresso em Foco. A acusação seria de peculato, já que eles teriam utilizado indevidamente a cota de passagens aéreas do Legislativo.

Foram examinados 160 mil bilhetes pagos pela Câmara dos Deputados aos parlamentares entre 2007 e 2009 às companhias aéreas Gol e TAM. Tais gastos chegaram a R$ 70 milhões, em valores da época.

A denúncia é consequência de uma série de reportagens feita pelo site Congresso em Foco, no ano de 2009. O material revelou que centenas de parlamentares passeavam pelo Brasil e pelo exterior com dinheiro público ou cediam suas cotas de bilhetes aéreos para terceiros, como parentes, amigos e cabos eleitorais.

EX-PARLAMENTARES

Entre os ex-parlamentares denunciados, há figuras de expressão nacional, como o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal, Moreira Franco, o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, e os ex-deputados federais Antonio Palocci (PT) e Eduardo Cunha (PMDB), hoje presos no âmbito da Operação Lava Jato.

PARANAENSES

Também há paranaenses entre os denunciados, ainda de acordo com o Congresso em Foco. Na lista divulgada nesta quarta-feira (02) pelo site, o blog encontrou 15 ex-deputados federais pelo Paraná. Entre eles, está o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT); o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim (DEM); o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato ao governo do Paraná em 2018; e também Reinhold Stephanes (PSD), que, na condição de suplente, assumiu neste mês uma cadeira de deputado federal em Brasília, deixando o governo estadual.

Além deles, aparece também o ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto, o ex-deputado federal pelo PT André Vargas, hoje preso na Lava Jato, o ex-presidente do DEM no Paraná Abelardo Lupion e o ex-ministro Alceni Guerra. Também figuram na lista os seguintes nomes: Airton Roveda, André Zacharow, Ângelo Vanhoni, Dr. Rosinha, Iris Xavier Simões, Luciano Pizzatto e Odilio Balbinotti.

O site não traz as acusações de forma individual e, na tarde de hoje (02), o blog não conseguiu contato com a Procuradoria da República na 1ª Região, devido ao feriado.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]