• Carregando...
Senador Roberto Requião (PMDB-PR). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Roberto Requião (PMDB-PR). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado| Foto:
Senador Roberto Requião (PMDB-PR). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Senador Roberto Requião (PMDB-PR). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Dos três senadores do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) reagiram com fortes críticas hoje (6) à indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar de Teori Zavascki, morto em janeiro. Já o senador Alvaro Dias (PV) pontuou que o modelo de escolha dos ministros do STF, por indicação do presidente da República, é ultrapassado e precisa ser revisto.

“A indicação de Alexandre Moraes não é uma imoralidade, é acima de tudo uma esculhambação da República”, escreveu Requião, em seu perfil no Twitter. Antes, no plenário do Senado, ele já havia se manifestado sobre o assunto: “A indicação para o STF neste momento é um acinte, um escárnio. Não tenho dúvida disso”.

Também no Senado, Gleisi disse que a indicação não chega a causar “surpresa”: “Porque é a cara deste governo Temer, que defende interesses de grupos particulares e de seus próprios membros. E está caminhando numa partidarização do STF. É isso”.

Já Alvaro Dias lembrou da “questão política” de Alexandre de Moraes, que é filiado ao PSDB, o que o colocaria “sob suspeição”, mas culpou as regras vigentes para escolha dos ministros da Corte.

“Mais do que combater o indicado, é preciso combater o modelo de escolha. As indicações que geram polêmicas são resultantes deste modelo que precisa ser alterado. Pela Constituição Federal, o pressuposto básico é ter reputação ilibada e notório saber jurídico. E isso é aleatório. É evidente que é relativo, que é uma questão de interpretação”, disse o senador à imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]