• Carregando...
Deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados| Foto:
Deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Dos 33 deputados federais e senadores pelo Paraná, sete estão na lista dos 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional. São eles: todos os três senadores da bancada – Alvaro Dias (PV), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) -, além dos deputados federais Alex Canziani (PTB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Osmar Serraglio (PMDB) e Rubens Bueno (PPS). Tais nomes já figuravam na lista do ano passado, exceto Serraglio, que recentemente assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado técnico da Câmara dos Deputados. O desempenho da bancada paranaense é o quinto melhor da Casa, junto com Rio Grande do Sul.

A relação de nomes é feita anualmente pelo Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A ideia é destacar, entre todos os 513 deputados federais e 81 senadores, aqueles que “se diferenciam dos demais pelo exercício de alguma habilidade”, como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional, 62 são deputados federais e 38 são senadores.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, de fevereiro a julho de 2016. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação. O deputado federal pelo Paraná Ricardo Barros (PP), hoje à frente do Ministério da Saúde, integrava a lista do Diap em 2015.

GIACOBO EM ASCENSÃO

Além dos 100 nomes, o Diap divulga uma lista com parlamentares que estão “em plena ascensão” e que, por isso, podem entrar na elite do parlamento no ano seguinte. Apenas um paranaense aparece na “lista paralela” deste ano, o deputado federal Fernando Giacobo (PR), que ganhou holofotes neste ano após presidir sessões plenárias na ausência de Waldyr Maranhão (PP-MA).

MULHERES

Pela segunda vez, a presença feminina na lista é proporcionalmente maior que a participação total da mulher no Legislativo federal. As mulheres representam atualmente apenas 9,28% do Congresso Nacional (são 52 deputadas federais e 12 senadoras), mas, na elite do parlamento, elas correspondem a 13% (seis deputadas federais e sete senadoras).

PARTIDOS

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT e o PMDB. Dos 27 partidos que atuam no Congresso Nacional, apenas seis (PEN, PTN, PSL, PHS, PRP e o PRTB) não possuem representantes na elite parlamentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]