• Carregando...
Deputado federal Nelson Meurer (PP-PR). Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Nelson Meurer (PP-PR). Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

No sexto mandato consecutivo como deputado federal pelo Paraná, Nelson Meurer (PP) deve ser o primeiro réu da Lava Jato a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como o blog De Brasíliaindicava em meados do ano passado.

A ação penal contra ele (AP 996) é a mais adiantada: na segunda-feira (23), o revisor do processo, ministro Celso de Mello, liberou o caso para julgamento. Nela, Meurer é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele nega.

Ainda não há data definida para o julgamento, mas corre nos bastidores que o assunto entraria na pauta da Segunda Turma do STF em 15 de maio. Se a data for confirmada, todo o processo levou pouco mais de 3 anos, entre a abertura da investigação até a sessão de julgamento. Relembre as principais datas logo abaixo:

2015

Em março de 2015, a PGR abre inquéritos sob o guarda-chuva do STF contra dezenas de parlamentares. Nelson Meurer está na lista. Já em outubro de 2015, a PGR conclui o inquérito contra Nelson Meurer e oferece denúncia ao STF.

2016

Em junho de 2016, o STF analisa a denúncia oferecida pela PGR contra Nelson Meurer e o torna réu, abrindo uma ação penal.

2017

Em setembro de 2017, Nelson Meurer foi interrogado no processo. Testemunhas de acusação e de defesa foram ouvidas ao longo do ano, como o doleiro Alberto Youssef, o deputado federal pelo PP do Paraná Dilceu Sperafico e o advogado Roberto Bertholdo.

2018

Em fevereiro de 2018, o relator do caso, ministro Edson Fachin, conclui sua análise e envia o processo para revisão, a cargo do ministro Celso de Mello. Em abril de 2018, o revisor conclui seu trabalho e libera o caso para julgamento do colegiado, a Segunda Turma do STF.

LEIA TAMBÉM:

PGR vê “risco de prescrição” e pede ao STF prioridade em ação contra Nelson Meurer.

Fachin desbloqueia conta que deputado do Paraná usa para receber verba da Câmara.

Nelson Meurer é alvo da Lava Jato pela 3ª vez, agora por associação criminosa.

Lava Jato: processo contra Meurer “empaca” na reta final e Dodge alerta para prescrição.

Na mira da Lava Jato há 6 meses, processo de deputado do Paraná não avançou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]