• Carregando...
Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

A  delegada Erika Marena, integrante da força-tarefa que conduz as investigações da Operação Lava Jato em Curitiba, foi a candidata mais votada para integrar a lista tríplice montada pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) para a indicação do próximo delegado-geral da PF. A delegada paranaense encabeça a lista com 1.065 votos.

A eleição ocorreu nesta segunda-feira (30) durante todo o dia. Dez delegados da PF se candidataram a ocupar uma posição na lista, que deve ser entregue nesta quarta-feira (1) ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB) e ao ministro da Justiça Alexandre de Moraes.

O objetivo do processo, de acordo com a ADPF, é manter a autonomia da PF e tentar barrar interferências políticas na Operação Lava Jato. Erika era a favorita para encabeçar a lista de indicações e o presidente da associação Carlos Eduardo Sobral está confiante de que a sugestão será aceita pelo presidente em exercício.

Caso seja nomeada, Erika seria a primeira mulher a assumir o comando da PF na história da corporação. “É muito positivo no sentido de empoderamento das mulheres em uma instituição totalmente masculina. Ela é um nome muito forte para encabeçar a lista tríplice”, disse Sobral em entrevista ao blog nessa segunda-feira.

A previsão é que o atual delegado-geral da PF Leandro Daiello deixe o cargo logo após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Também foram eleitos para a lista tríplice os delegados mineiros Rodrigo de Melo Teixeira, com 924 votos, e Marcelo Eduardo Freitas, com 685 votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]